Dicas para fazer a caneta funcionar
em 27 de Outubro de 2015
Boa noite pessoal, suave?
Dia das bruxas. Um dia especial que tem se tornado mais popular aqui no Brasil. Fantasmas, monstros e, lógico, bruxas. E não podemos nos esquecer da famosa risada da bruxa com eco. Mas, o que é o eco? Como a física explica este fenômeno? Bom amiguinhos, sentem-se que aí vem mais uma explicação suave...ave...ave...ave.
O eco nada mais é que uma reflexão sonora, e os sons refletidos são notados como uma espécie de reforço. A percepção desse fenômeno deve-se a capacidade que nossos ouvidos têm de distinguir os sons que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante a um intervalo de tempo maior que 0,1segundo entre a chegada do som emitido e do som refletido.
Se o som chega em menos de 0,1segundo, é sinal que não estamos distante do obstáculo, ouvindo o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente. No entanto, quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1 segundo, podemos distinguir o som emitido do som refletido, caracterizando o eco. Sendo a velocidade do som de 340m/s, a distância mínima a um obstáculo para ouvirmos o eco é de 17 metros.
Bem amiguinhos, é hora de vestirmos as fantasias e nos divertirmos. E lembrem-se de ficar a mais de 17 metros se quiserem assustar alguém usando o eco. Bom Halloween. Até mais!