Halloween e física
Por: Marcel S.
02 de Novembro de 2015

Halloween e física

Física Velocidade EM EsSA

Boa noite pessoal, suave?

Dia das bruxas. Um dia especial que tem se tornado mais popular aqui no Brasil. Fantasmas, monstros e, lógico, bruxas. E não podemos nos esquecer da famosa risada da bruxa com eco. Mas, o que é o eco? Como a física explica este fenômeno? Bom amiguinhos, sentem-se que aí vem mais uma explicação suave...ave...ave...ave.

O eco nada mais é que uma reflexão sonora, e os sons refletidos são notados como uma espécie de reforço. A percepção desse fenômeno deve-se a capacidade que nossos ouvidos têm de distinguir os sons que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante a um intervalo de tempo maior que 0,1segundo entre a chegada do som emitido e do som refletido.

Se o som chega em menos de 0,1segundo, é sinal que não estamos distante do obstáculo, ouvindo o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente. No entanto, quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1 segundo, podemos distinguir o som emitido do som refletido, caracterizando o eco. Sendo a velocidade do som de 340m/s, a distância mínima a um obstáculo para ouvirmos o eco é de 17 metros.

Bem amiguinhos, é hora de vestirmos as fantasias e nos divertirmos. E lembrem-se de ficar a mais de 17 metros se quiserem assustar alguém usando o eco.  Bom Halloween. Até mais!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil