Celpe-Bras 2020 com inscrições abertas
Por: Nathalia P.
31 de Agosto de 2020

Celpe-Bras 2020 com inscrições abertas

Lembretes para quem vai realizar o Celpe-Bras no Brasil em 2020

Português para estrangeiros Portuguese For Foreigners Aprender Português Conversação Gramática Curso superior Língua Portuguesa Português para estrangeiros

2020 se tornou um ano de grandes incertezas para todos, principalmente para os candidatos a concursos públicos que seriam realizados presencialmente por todo território brasileiro ao longo do ano. Com a pandemia de Covid-19 e as drásticas mudanças que atingem todas as esferas do país, o âmbito educacional se vê atento às novas possibilidades de dar prosseguimento ao calendário de provas.

O Celpe-Bras, Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, a partir das 10h da manhã (horário de Brasília) desta segunda-feira, 31 de agosto, abrirá  inscrições para o concurso de 2020, com datas de aplicação das provas agendadas para dezembro deste ano. Os candidatos devem preencher o cadastro seguindo orientações do posto aplicador escolhido a fim de obter mais informações a respeito da taxa de inscrição, que varia de acordo com cada posto aplicador, e deve ser paga até o dia 14 de setembro de 2020.

As datas das provas estão agendadas para os dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro no Brasil e no exterior. Informações oficiais divulgadas em site do Governo Federal anunciam que medidas de segurança sanitária serão devidamente adotadas pelos postos aplicadores. É preciso estar continuamente atento às indicações do edital e orientações dos postos de aplicação com relação ao que se deve levar para os locais de prova, inclusive para proteção individual do participante.

O Celpe-Bras 2020  será composto de duas partes: Parte Escrita e Parte Oral. De acordo com o edital divulgado pelo INEP, a "Parte Escrita é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados", sendo textos escritos, vídeos ou áudios. O tempo máximo de duração da Parte Escrita é de 3 horas.

Já a Parte Oral "consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos." A prova será composta por duas etapas, "sendo a primeira com duração de 5 minutos e a segunda com duração de 15 minutos". Dessa forma, a "primeira etapa consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição, e a segunda etapa consiste em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas Elementos Provocadores (fotos, cartuns etc.)".

O edital orienta, ainda, que o participante deve "comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19" e afirma que o uso da máscara será "exigido nos países em que a legislação vigente preveja a obrigatoriedade".

  • Lembrete importante!

Candidato, não deixe de ler o edital atentamente e mantenha-se SEMPRE atualizado nos sites oficiais do exame! Lembre-se que estamos enfrentando uma situação atípica e que a todo momento novas medidas e diretrizes podem ser tomadas. 

Ah, e se precisar contratar aulas com uma professora para te ajudar nesta caminhada, entre em contato comigo! Tenho certeza de que com um bom direcionamento é possível que você atinja todos os seus objetivos!
Bons estudos!

R$ 70 / h
Nathalia P.
Niterói / RJ
Nathalia P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Especialização: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Professora de Redação, Português, Literatura e reforço escolar. Experiência em pré-vestibular/ENEM.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de agosto de 2020

CelpeBras prova simple de passar, mas ,sim, difícil de conquistar a sua proficiência se você não tem recursos, conhecimentos linguísticos da língua portuguesa como interpretação e gêneros textuais. redação, a compreensão oral e habilidades para manter uma conversa em português sem dificuldades. Se você ainda não possui essa capacidade e deseja fazer a prova do CelpeBras ainda este ano não hesite em contatar a Professora Nathalia P. , pois ela será capaz de te ajudar a aprimorar seus estudos reforçando os conteúdos da prova e tirar todas as suas dúvidas. Eu sou Bersonn Nestan.
Vencedor, conquistador e Certificado pela Inep e o Mec no ano 2019/2 o exame do CelpeBras.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil