E os livros da FUVEST?
Por: Nathalia P.
31 de Agosto de 2020

E os livros da FUVEST?

Dica para estudar as obras obrigatórias da FUVEST

Literatura Vestibular Ensino Médio Fuvest Livros para o vestibular Literatura Brasileira Literatura Brasileira e Portuguesa

Sabe-se que o vestibular da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) é um dos mais concorridos do Brasil. Responsável pelo processo seletivo para ingresso na USP (Universidade de São Paulo), a fundação divulgou recentemente o Manual do Candidato da edição de 2021, documento de leitura obrigatória para quem deseja se inscrever e realizar a referida prova.

As inscrições serão iniciadas no dia 31 de agosto, segunda-feira, e vão até o dia 23 de outubro. A taxa  de inscrição (R$182,00), vale lembrar, deve ser paga em bancos, ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário do dia 27 de outubro. Para mais informações a respeito da inscrição, acesse o documento disponível na página:  https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp/ .

A prova é repleta de especificidades e uma delas é solicitação de leitura de uma lista de obras literárias. Segundo o Manual do Candidato, para o concurso Vestibular FUVEST de 2021, a relação de livros a serem lidos é a seguinte:

Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
Quincas Borba – Machado de Assis;
Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade;
Angústia – Graciliano Ramos;
A relíquia – Eça de Queirós;
Mayombe – Pepetela;
Campo Geral – Guimarães Rosa;
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Nesse contexto, a leitura integral das obras literárias é imprescindível para compreender plenamente os comandos e enunciados que serão apresentados nas questões do vestibular. Além disso, é fundamental que o candidato esteja atento às reflexões que o enredo de cada uma delas pode propor.

Sendo assim, a dica de hoje é: Para aprimorar a compreensão acerca dessas reflexões, reserve um tempo para assistir aos Encontros literários BBM no Vestibular, em que especialistas apresentam os títulos mencionados de acordo com suas perspectivas.

O evento, organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, é uma iniciativa que visa contribuir para o entendimento dos livros a partir do debate. Os encontros já foram realizados e os vídeos encontram-se registrados no canal do Youtube da BBM

Se quiser ser imediatamente redirecionado para os vídeos dos encontros de cada uma das obras, basta clicar nos nomes listados acima.

Não deixe de conferir!
Bons estudos!

R$ 70 / h
Nathalia P.
Niterói / RJ
Nathalia P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 11 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Literatura para Ensino Fundamental Literatura no Ensino Médio Literatura - Vestibular
Especialização: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Professora de Redação, Português, Literatura e reforço escolar. Experiência em pré-vestibular/ENEM.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de agosto de 2020

Quer tirar uma boa nota na prova da FUVEST para cursar na USP? Então, siga e aplique em seus estudos as dicas dadas por essa ótima professora da literatura e de redação, a pré- mestra Nathália P.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de agosto de 2020

Boa dica! Vai ajudar bastante!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil