O mkt pouco assertivo e o risco para sua marca!
Por: Nícolas R.
30 de Abril de 2020

O mkt pouco assertivo e o risco para sua marca!

Marketing Publicidade Propaganda Planejamento De Marketing

Crescer um negócio não é fácil. Primeiro, você precisa de uma ideia viável. A partir daí, você precisa descobrir um nicho lucrativo, definir um público-alvo e ter algo de valor para vendê-lo. Quer você esteja vendendo produtos ou serviços, divulgar a notícia se tornou cada vez mais oneroso. E sem as estratégias de marketing certas para impulsionar seu crescimento, gerar lucro e permanecer à tona é praticamente impossível.

Todos sabemos o quanto é importante construir um plano de negócios sólido. Na verdade, você nunca sonharia entrar em um novo negócio sem um (Neh?!).

Se você quer clientes, precisará ativamente chegar lá e encontrá-los e depois informar que você existe. E a única maneira de fazer isso é com uma sólida estratégia de marketing.

Mas cuidado! Existe muita empresa que confunde marketing com publicidade e sem possuir uma estratégia bem desenhada, busca no Online e Offline de forma desenfreada atingir seu público e por falta desse desenho, erra feio, joga dinheiro no lixo, e muitas vezes ridicularizam a marca. Quer um exemplo?

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Essa semana, após se inscrever em uma landing page para receber amostras de um produto de higiene bucal de uma determinada marca, minha noiva recebeu em casa uma amostra de fixador de dentadura, ela, com 23 anos de idade, possível compradora da marca, que se mostrou interessada nos produtos divulgados, preencheu seus dados, colocou suas preferências, recebeu algo que ela não vai utilizar em pelo menos 40/50 anos (eu espero né amor?!).

O que mais me deixa indignado é o fato de você ter uma ferramente de captura de dados em sua mão, coletar informações do seu prospect e mesmo assim, falhar miseravelmente na sua entrega. Será que realmente eles tem profissionais de marketing trabalhando em busca de agregar valor?

Você consegue enxergar o erro? Ou melhor, as consequências desta ação?

Vamos refletir junto ao nosso mártir, aquele que é considerado o pai do marketing, Philip Kotler, para listar os possíveis resultados dessa ação. Segundo Kotler:

“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” – Philip Kotler

Levando em consideração as premissas básicas do marketing podemos listar;

  1. Insatisfação - Não precisamos nos aprofundar muito para entender que antes mesmo de concluir uma jornada de compra digital, a marca já possibilitou uma frustração entregando ao consumidor final um produto que não há valor dentro de sua realidade, gerando a insatisfação.
  2. Perda de reputação - As consequências de um atendimento ruim não acabam quando o lead em questão deixa de comprar. Quando uma pessoa sai insatisfeita com o seu atendimento, é bem provável que outras duas deixem de procurá-lo depois.
  3. Aumento de custos - Os custos relativos às vendas têm três áreas principais: o de aquisição de clientes (CAC); o de retrabalho; e o de baixa produtividade. Todos eles podem ser afetados por uma estratégia (ou a falta dela) mal aplicada. Neste caso, as amostras que são consideradas como investimento para conquista de cliente, se tornaram custos, pois ela não vai ter o que fazer, e apenas jogará fora.
  4. Perda de competitividade - Apesar de ser a consequência mais evidente, não podíamos deixar de mencionar. Basicamente, esse problema é medido com uma fórmula simples. Quanto melhor o atendimento de uma empresa e pior o de outra concorrente, maior será a diferença de competitividade entre elas. Hoje conseguimos observar de forma clara, a experiência de um cliente Nubank e sua felicidade, comparando com as frustrações de um cliente de banco tradicional qualquer.
  5. BÔNUS, ridicularização - Dependendo de quem recebe e do tamanho do erro, as consequências podem ser graves, por exemplo, essa marca virou piada do meu ciclo de amizades/trabalho/estudos, pois ela deu azar de cometer esse erro com um profissional de marketing. E conhecemos muito bem o famoso "Boca a boca" a ferramenta de marketing mais poderosa do mundo, vem ano e passa ano, a evolução da internet não é capaz de superar a forma mais simples de se reter um cliente - CONFIANÇA!

Conclusão.

Aplicar marketing e publicidade em sua empresa, seja ela do tamanho que for, sem uma estratégia bem definida, e um posicionamento assertivo e sem conhecer seu público alvo, pode ser pior do que não fazer nada. Então cuidado ao planejar e executar ações, elas podem te ajudar a vender mais, ou então te afundar de vez!

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em 30 de abril de 2020

Esse é apenas um exemplo de vários outros que podemos abordar!

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