10 atitudes que "O ESTUDANTE" de Química deve ter
Por: Profes P.
13 de Julho de 2016

10 atitudes que "O ESTUDANTE" de Química deve ter

Química EM Geral Técnico Ensino Fundamental

 Viva uma vida intensa nesse período da Universidade e crie uma história única para contar.

 

#1. Não use seu tempo estudando só química. Sei que o curso demanda uma dedicação extraordinária. Mas você tem que achar o tempo para fazer outras coisas.

#2. Lembre-se, 4 anos passam muito rápido.

#3. Leia livros diversos, vá ao cinema, vá ao teatro, vá a museus, viaje! Essas atividades dão a você um conteúdo único que será precioso no momento em que estiver em um processo de seleção. Seus entrevistadores estarão buscando para as altas posições nas empresas pessoas com uma visão mais ampla e sistêmica do mundo. Isso, se consegue cultivando uma visão multifacetada. Estudar só química vai fazer de você um bom técnico. Como qualquer outro bom técnico.

#4. Se envolva com atividades diversas. Participe de atividades voluntárias. Participe de ONGs. Participe da empresa Jr de seu departamento. Nessas atividades você vive e entende o que é o trabalho em grupo e a importância das relações desenvolvidas nesses grupos.
Esse é um exercício muito interessante de sair do seu pequeno mundo e se expor às interfaces. Essas experiências serão uma base importante para as suas habilidades pessoais e de relacionamento.
Não fuja de grandes responsabilidades, sempre que possível, assuma papeis de liderança. Liderar um grupo não é uma tarefa simples. Por mais simples que pareça o grupo, liderar sempre exige uma compreensão do outro e encontrar a forma de balancear as relações.

#5. Ache mentores, de preferência fora do meio acadêmico. Esses mentores podem ter um enorme impacto na sua vida!

#6. Mentores podem estar em qualquer lugar. Busque pessoas mais maduras, com experiências tanto no meio acadêmico quanto na indústria. Pessoas que já passaram por trabalhos mais técnicos indo para a área de gestão e de liderança podem ser excelente conselheiros. Essas pessoas mais maduras bem posicionadas profissionalmente são, normalmente, muito generosas e ficam muito felizes em poder contribuir para a carreira e futuro das novas gerações. Esses mentores podem ser encontrados em diferentes lugares. Profissionais da indústria certamente podem ser excelentes mentores. Busque no seu network esses profissionais, peça conselhos e crie uma relação mais profunda. No meio acadêmico, por exemplo, professores com boa relação com indústrias podem ser mentores muito importantes para o seu network. Converse com pessoas que você encontra nos diferentes eventos em que participa, e.g. seminários, visitas, congressos, feiras, etc. Muitas oportunidades estão ali à sua disposição.

#7. Fale vários idiomas! Inglês (se vire!) hoje é fundamental. Falar bem precisa de alguns anos de estudo. E já comece a pensar na segunda língua que pode ser espanhol ou mesmo o mandarim (se vire também!). Pode começar a pensar!

#8. Desenvolva sua criatividade. Exercite criar coisas. Escreva textos, faça desenhos, cante, toque instrumentos. Tenha atividades que estimulem sua criatividade.

#9. Faça um estágio no exterior. Hoje temos várias possibilidades de bolsas para viagens de estudos no exterior. Aproveite. Em geral os candidatos bem sucedidos nos programas de trainee viveram fora do Brasil, logo, dominam um segundo idioma e tem a experiência de ter tido que se adaptar a uma nova cultura. Certamente esses candidatos têm uma visão mais completa e interessante do mundo.

#10. Faça estágios em empresas. Você conhecerá esse mundo mais de perto e irá entender melhor seu funcionamento.

Viva uma vida com histórias interessantes! Saia da sua zona de conforto. Entre os 18 e 22 anos de idade você pode viver histórias incríveis e tornar sua vida fantástica (com pouco dinheiro!).

 

 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Acompanhamento em Química Química para Ensino Médio Reforço Escolar em Química
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil