Critica ou Crítica?

Deixe de reprochar as pessoas com a intenção de fazer desmerecer, depreciar.

Química Pré-vestibular ENEM Ensino Médio
Critica ou Crítica?
Profes P.
em 22 de Janeiro de 2019

Critica 3° pessoa do singular do presente do indicativo do verbo criticar. Calma aí! Não quero ensinar português. É apenas uma reflexão. “Ele Critica”. Indica ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. O mesmo que repreender, ou seja, os conselhos com veemência que recebemos dos nossos avôs enquanto criança. Nada mal essa crítica.

Engraçado isso! Porque a ação de criticar (Crítica) não é mais bem-vinda?

Talvez porque nos tornamos canalha e desprezíveis. Desprezamos a essência de qualquer coisa, pessoa ou de nos mesmo. “Ela depreciou-se ao receber aquela notícia.” Perdemos essa capacidade de reconhecer noticias falsas.

O pensamento crítico tem sido objeto de muito debate  desde a época dos primeiros filósofos gregos, como Platão e Sócrates. Então o que é Pensamento Crítico?

O pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara e racional, compreendendo a conexão lógica entre as ideias.

A cesura pode nos permite ao exame avaliativo que se faz com o propósito de conhecer as boas qualidades ou as imperfeições de algo, ou de alguém, baseado-se numa teoria ou doutrina.

“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.” (Leonardo da Vinci)

“Ele gosta de achincalhar as pessoas.” As pessoas gostam de fazer com que algo ou alguém se torne motivo de riso. Ridicularizam de modo a menosprezar. “O vereador vituperava o prefeito.” Essa cena se torna comum e se repete na escola, família, empresa em todas as instituições que, na verdade, deveriam promover a objurga. Espaços esse propicio para lançar em rosto os princípios do pensamento critico.

Alguém com habilidades de pensamento crítico pode;

  • Compreenda as ligações entre ideias.
  • Determinar a importância e relevância dos argumentos e ideias.
  • Reconhecer, construir e avaliar argumentos.
  • Identifique inconsistências e erros no raciocínio.
  • Abordar os problemas de maneira consistente e sistemática.
  • Refletir sobre a justificativa de suas próprias suposições, crenças e valores.

Deixe de reprochar as pessoas com a intenção de fazer desmerecer, depreciar.

Temos que fazer o termo “Crítica” um adjetivo que refere a um substantivo indicando um atributo restritivo a manutenção do bom convívio entre as pessoas.

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” (Norman Vincent Peale)

 

 Publicado no meu perfil do Linkedin
Piracicaba / SP
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Físico-Química Reforço Escolar em Química Química para Ensino Médio Acompanhamento Escolar em Química Acompanhamento em Química
Sou professor de Química, formado pela UNIPAR . Possuo experiência com aulas particulares desde o ano de 2010, principalmente nas disciplinas de exatas.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Profes P. Whatsapp do professor Profes P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil