Critica ou Crítica?
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Por: Profes P.
22 de Janeiro de 2019

Critica ou Crítica?

Deixe de reprochar as pessoas com a intenção de fazer desmerecer, depreciar.

Química Pré-vestibular ENEM Ensino Médio

Critica 3° pessoa do singular do presente do indicativo do verbo criticar. Calma aí! Não quero ensinar português. É apenas uma reflexão. “Ele Critica”. Indica ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. O mesmo que repreender, ou seja, os conselhos com veemência que recebemos dos nossos avôs enquanto criança. Nada mal essa crítica.

Engraçado isso! Porque a ação de criticar (Crítica) não é mais bem-vinda?

Talvez porque nos tornamos canalha e desprezíveis. Desprezamos a essência de qualquer coisa, pessoa ou de nos mesmo. “Ela depreciou-se ao receber aquela notícia.” Perdemos essa capacidade de reconhecer noticias falsas.

O pensamento crítico tem sido objeto de muito debate  desde a época dos primeiros filósofos gregos, como Platão e Sócrates. Então o que é Pensamento Crítico?

O pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara e racional, compreendendo a conexão lógica entre as ideias.

A cesura pode nos permite ao exame avaliativo que se faz com o propósito de conhecer as boas qualidades ou as imperfeições de algo, ou de alguém, baseado-se numa teoria ou doutrina.

“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.” (Leonardo da Vinci)

“Ele gosta de achincalhar as pessoas.” As pessoas gostam de fazer com que algo ou alguém se torne motivo de riso. Ridicularizam de modo a menosprezar. “O vereador vituperava o prefeito.” Essa cena se torna comum e se repete na escola, família, empresa em todas as instituições que, na verdade, deveriam promover a objurga. Espaços esse propicio para lançar em rosto os princípios do pensamento critico.

Alguém com habilidades de pensamento crítico pode;

  • Compreenda as ligações entre ideias.
  • Determinar a importância e relevância dos argumentos e ideias.
  • Reconhecer, construir e avaliar argumentos.
  • Identifique inconsistências e erros no raciocínio.
  • Abordar os problemas de maneira consistente e sistemática.
  • Refletir sobre a justificativa de suas próprias suposições, crenças e valores.

Deixe de reprochar as pessoas com a intenção de fazer desmerecer, depreciar.

Temos que fazer o termo “Crítica” um adjetivo que refere a um substantivo indicando um atributo restritivo a manutenção do bom convívio entre as pessoas.

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” (Norman Vincent Peale)

 

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