Critica 3° pessoa do singular do presente do indicativo do verbo criticar. Calma aí! Não quero ensinar português. É apenas uma reflexão. “Ele Critica”. Indica ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. O mesmo que repreender, ou seja, os conselhos com veemência que recebemos dos nossos avôs enquanto criança. Nada mal essa crítica.
Engraçado isso! Porque a ação de criticar (Crítica) não é mais bem-vinda?
Talvez porque nos tornamos canalha e desprezíveis. Desprezamos a essência de qualquer coisa, pessoa ou de nos mesmo. “Ela depreciou-se ao receber aquela notícia.” Perdemos essa capacidade de reconhecer noticias falsas.
O pensamento crítico tem sido objeto de muito debate desde a época dos primeiros filósofos gregos, como Platão e Sócrates. Então o que é Pensamento Crítico?
O pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara e racional, compreendendo a conexão lógica entre as ideias.
A cesura pode nos permite ao exame avaliativo que se faz com o propósito de conhecer as boas qualidades ou as imperfeições de algo, ou de alguém, baseado-se numa teoria ou doutrina.
“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.” (Leonardo da Vinci)
“Ele gosta de achincalhar as pessoas.” As pessoas gostam de fazer com que algo ou alguém se torne motivo de riso. Ridicularizam de modo a menosprezar. “O vereador vituperava o prefeito.” Essa cena se torna comum e se repete na escola, família, empresa em todas as instituições que, na verdade, deveriam promover a objurga. Espaços esse propicio para lançar em rosto os princípios do pensamento critico.
Alguém com habilidades de pensamento crítico pode;
- Compreenda as ligações entre ideias.
- Determinar a importância e relevância dos argumentos e ideias.
- Reconhecer, construir e avaliar argumentos.
- Identifique inconsistências e erros no raciocínio.
- Abordar os problemas de maneira consistente e sistemática.
- Refletir sobre a justificativa de suas próprias suposições, crenças e valores.
Deixe de reprochar as pessoas com a intenção de fazer desmerecer, depreciar.
Temos que fazer o termo “Crítica” um adjetivo que refere a um substantivo indicando um atributo restritivo a manutenção do bom convívio entre as pessoas.
“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” (Norman Vincent Peale)