3 sinais de que você pode ser um SUPER QUÍMICO
Por: Profes P.
14 de Julho de 2016

3 sinais de que você pode ser um SUPER QUÍMICO

Química EM Geral Técnico Profissional Quimiometria Químico Graduação Básica Ensino Médio Ensino Fundamental

A atuação do profissional de Química na indústria nem sempre condiz com a imagem concebida pela comunidade acadêmica ou projetada pelo estudante a partir da formação em seu curso de graduação. A dissociação entre o perfil desejado para o pleno desempenho das funções de Químico e aquele observado na prática resulta em uma inegável realidade: o profissional recém-graduado em Química vem enfrentando dificuldades de inserção no mercado de trabalho, apesar do crescimento sustentado da economia e da indústria brasileira e da constante demanda por profissionais.

Esse Químico moderno, tão desejado pela indústria, e ao mesmo tempo tão útil para a academia, deve ter um perfil desenvolvido em um espaço tridimensional: Comportamental, Gerencial e Administrativa e Técnico. As três dimensões são completamente interdependentes e igualmente relevantes.

 

 

 

#1. Comportamental: a componente mais aparente e inclui aspectos como relacionamento interpessoal, iniciativa, criatividade, empreendedorismo, trabalho em equipe, etc. É fundamental em atividades de interface com pessoas, seja dentro da própria equipe, entre áreas da empresa ou com clientes externos. Tais aspectos fazem parte da personalidade de cada indivíduo, mas não resta dúvida que podem ser trabalhados e melhorados contínua e sistematicamente. Ainda dentro da Universidade o estudante pode se desenvolver através de trabalhos em equipe, palestras e seminários de caráter geral e, principalmente, em projetos de iniciação científica e atividades extra-curriculares, como representações estudantis em departamentos e nos diretórios ou centros acadêmicos. A interface com empresas pode também auxiliar nesse processo de construção do profissional através de estágio curricular supervisionado, visitas técnicas e atuação em empresas juniores. O estudante precisa se conscientizar de que tais atividades são tão importantes para sua formação profissional quanto os componentes curriculares. 

#2. Gerencial e Administrativa: incorpora elementos da dimensão Comportamental, mas requer conhecimentos específicos como técnicas de gerenciamento e liderança, sistemas de qualidade, especificação de equipamentos e sistemas, elaboração e coordenação de projetos, aspectos de saúde, segurança e meio-ambiente, entre outros. Essa dimensão pode ser sistematicamente desenvolvida a partir de treinamentos em técnicas e ferramentas específicas, tais como normas de padrões de qualidade (ISO, BPL, BPF, etc), seis sigma, elaboração de projetos incluindo cálculo de retorno de investimentos, formação de líderanças, desenvolvimento de tecnologias limpas, técnicas de gerenciamento de resíduos, etc.

#3. Técnica. A formação tradicional do Químico em nossas Universidades contempla fundamentalmente essa componente do perfil profissional, com destacado sucesso em relação às demais dimensões. O graduado em Química dispõe de uma boa fundamentação teórica que permite seu desenvolvimento nas aplicações mais específicas demandadas por cada segmento industrial. No entanto, nessa dimensão há que se destacar a necessidade de maior experiência prática na instrumentação básica de laboratório, como cromatógrafos, espectrômetros, etc ainda dentro da Universidade. Além disso, conhecimentos adicionais de eletrônica e instrumentação, metrologia química, quimiometria e processos industriais poderiam agregar um valor inestimável ao profissional da Química. Conhecimentos de informática e, particularmente, da língua inglesa há muito deixaram de ser um diferencial para se transformarem em requisitos mínimos. O fluxo do aprendizado também deve ser mais flexível, de forma que o estudante possa trilhar caminhos mais específicos a partir de uma base sólida comum. A Química tem se transformado continuamente e o Químico precisa acompanhar essa transformação, ou por outra, ser o motor dessa transformação. A divisão clássica e didática da Química já não faz mais sentido quando a ciência, seja na academia ou na indústria, demanda conhecimentos nas mais diversas áreas de fronteira.

Vale ressaltar que aspectos relacionados à dimensão Comportamental são absolutamente decisivos nos processos seletivos, nos quais os currículos têm sido cada vez mais preteridos às dinâmicas de grupo, avaliações psicológicas (grafológicas, inclusive) e entrevistas não técnicas. As segunda e terceira dimensões, por sua vez, têm chance de serem melhores apresentadas, confirmadas ou mesmo desenvolvidas dentro da empresa. Por isso, os aspectos comportamentais podem ajudar o Químico a transpor a barreira de um processo de contratação. A manutenção da função, no entanto, ainda dependerá do seu desempenho real na empresa nas três dimensões, como um profissional completo. Ao excelente técnico, cujas habilidades humanas não foram tão bem desenvolvidas quanto seus conhecimentos científicos, resta quase sempre um sentimento de frustação pelos anos de dedicação. Da componente considerada técnica há que se destacar a importância do domínio do idioma inglês, fundamental na triagem inicial dos candidatos ao ingresso em qualquer empresa de médio ou grande porte.

 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Físico-Química Acompanhamento Escolar em Química Química para Ensino Médio
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil