4 Razões para o Ensino de Empreendedorismo na Química
Por: Profes P.
12 de Julho de 2016

4 Razões para o Ensino de Empreendedorismo na Química

Química Ensino Médio Engenheiro EM Profissional Químico Graduação

#1 Porque a criação de empresas, seja ela de base tecnológica em Química ou de outra natureza, é uma possibilidade real para os nossos alunos e os demais químicos formados já atuantes no mercado. Nossos estudantes de química, sejam de graduação ou pós-graduação, nem sequer imaginam ou cogitam a possibilidade de realizarem algo diferente de encontrar um emprego em uma indústria, em órgão público ou lecionar em uma escola de ensino médio ou universidade. Além disso, uma grande massa de mão-de-obra com formação em química já existente no mercado de trabalho, com um enorme potencial, também não vislumbra esta possibilidade. A geração de empresas de base química contribui diretamente para ampliar o mercado de trabalho para químicos, gerar riquezas e empregos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país. Temos que formar alunos que acreditem em sua capacidade de protagonizar o desenvolvimento e a construção do futuro.

#2- Empreendedorismo Tecnológico é de grande importância. Profissionais com formação em ciências, tais como químicos, bió- logos, físicos e engenheiros estão em uma posição única para atuar no processo de inovação tecnológica, que é um elemento chave para aumentar a competitividade em uma economia global que evolui rapidamente. Somos capazes de desenvolver produtos e serviços com alto valor agregado e fazer um uso completo dos recursos humanos disponíveis na área de ciência e tecnologia no Brasil. A necessidade de firmas inovadoras é de suma importância, visto que são a fonte principal de novos empregos e riqueza em nossa sociedade moderna.

#3- Porque o ensino de empreendedorismo forma não só o “entrepreneurs” mas também os “intrapreneurs” ou intra-empreendedores. O intra-empreendedor é o indivíduo que é empregado de uma organização, seja privada ou pública, e que tendo as características de um empreendedor, normalmente desempenha papéis chaves, de liderança e/ou de tomada de decisão. Empregados com atitudes empreendedoras são capazes de perceber diferentes oportunidades, encontrar recursos e introduzir inovações em sua organização. Assim, a educação empreendedora deve contribuir para a formação de profissionais muito mais atuantes no mercado de trabalho.

#4- Porque o empreendedorismo pode contribuir para uma valorização da Química, como ciência e como profissão. A Química é uma ciência central de importância capital em nossa sociedade. No entanto, uma ciência que atualmente é vista negativamente em alguns aspectos e pouco valorizada no mercado de trabalho. Empreendedores são agentes de mudança, capazes de transformar o enorme conhecimento químico em tecnologia, em resultados mais palpáveis, levando à realização pessoal e profissional. Indivíduos empreendedores são capazes de dinamizar suas comunidades, desenvolvendo suas potencialidades e certamente contribuindo para uma mudança de imagem

 

Referência

ARAUJO, Maria H. et al.O estímulo ao empreendedorismo nos cursos de química: formando químicos empreendedores. Quím. Nova [online]. 2005, vol.28, suppl., pp.S18-S25. ISSN 0100-4042.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422005000700005. 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Físico-Química Reforço Escolar em Química Química para Ensino Médio
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil