5 verdades que ninguém nunca contou para você escolher sua p
Por: Profes P.
08 de Julho de 2016

5 verdades que ninguém nunca contou para você escolher sua p

Química EM Geral Profissional Ensino Fundamental

Existem momentos importantes bem definidos para a sua vida profissional. A primeira fase é a escolha do seu caminho profissional. Abaixo, 5 verdades para escolhas da profissão. 

#1. Conhecer a si mesmo é fundamental

A clareza sobre suas habilidades pessoais, sobre as coisas que fazem você feliz e quais são suas ambições é justamente o que proporciona autoconhecimento. Todos esses pontos devem ser levados em conta quando for escolher sua carreira profissional.  Uma metodologia conhecida é MTBI que te permite se reconhecer em uma tipologia baseada em parâmetros psicológicos bem definidos. Outro exercício interessante que você pode fazer é responder um conjunto pequeno de questões e se classificar pela metodologia “True Colors”.

O que realiza você? O que faz você feliz profissionalmente? Quer mais segurança e tranquilidade ou maior remuneração e pressão? Essas e outras perguntas são o primeiro passo e devem ser respondidascom muita franqueza para te ajudar a decidir a direção que deve tomar. Um exercício que pode ser muito útil é definir sua missão, visão e valores. Missão descreve a essência daquilo que você sonha fazer. Descreve a razão, o ideal pelo qual você trabalha, que transcende a questão econômica e salarial. É o motivo pelo qual você se levanta da cama todas as manhãs! Visão é como você se vêno futuro comparado ao resto do mundo se cumprir sua missão.Um exemplo inspirador para a definição de missão pode ser visto na palestra “The Golden Circle” de Simon Sinek da série TED.

#2. Pense no futuro!

Exercite sua visão de futuro! Pense em você daqui a 10 ou 15 anos. Pense o lugar que você quer ocupar no mundo. Pense na área em que quer estar trabalhando. Faça um exercício de futurologia: em 20 anos como será essa área? Tente imaginar as grandes mudanças que ocorrerão. Quais são as tendências de evolução para os profissionais desta área? Quais são as deficiências destes profissionais? Conversem com profissionais já inseridos no mercado, eles podem facilitar suas projeções. Isso ajudará você a se preparar hoje para ter um perfil diferenciado no futuro.

Lembre-se de uma coisa muito importante: o futuro é cada vez mais imprevisível. O profissional do futuro tem que ter uma enorme capacidade de visão e principalmente de adaptação!

#3. Planeje sua carreira! Faça mapas!

Faça um mapa do caminho que terá que percorrer. Esse mapa pode ser uma linha do tempo, mostrando todos os eventos que deverão ocorrer para chegar no seu destino profissional. Esse mapa tem que estar de acordo com sua missão e visão. Assim, você tem uma carreira planejada de forma coerente e harmoniosa.

#4. Entenda suas forças, fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu contexto!

Um dos exercícios mais interessantes para você nesse estágio é fazer a sua matriz SWOT (Strengh, Weakness, Opportunity and Threats) que em português é FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Por exemplo, para o objetivo que quer atingir em 5 ou 10 anos, ter experiência em uma determinada área de pesquisa é um ponto forte mas não ter inglês fluente é uma grande fraqueza. Com base nessa matriz, você sabe quais dos seus pontos precisam de mais atenção e quais diferenciam você de outros profissionais na jornada para atingir seu objetivo de longo prazo. A partir daí suas forças devem ser mantidas e melhoradas, enquanto suas fraquezas devem ser trabalhadas e sanadas.

Em momentos específicos, o quadrante Oportunidade pode definir totalmente as portas pelas quais o mercado lhe permitirá começar sua carreira. Lembre-se, as oportunidades devem ser aproveitadas e as ameaças devem ser previstas e mitigadas através de um plano “B”, pronto para ser acionado em caso de emergência.

#5. Seja pró-ativo!

Não espere que as oportunidades venham até você. Busque!

As oportunidades certamente aparecem, mas em geral não possuímos a sensibilidade e experiência necessária para reconhecê-las! Conheça pessoas novas todos os dias. Monte sua rede de relações, chamada com frequência de “networking”: isso pode ser o diferencial no futuro. Networkingé uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos sendo um sistema de relacionamento onde existe o o compartilhamento, especialmente, de conhecimento e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesses em comum. No networking é importante enfatizar que não se trata de favores pessoais, indicações sem mérito, “cunhas” ou coisas do gênero, é conhecer as pessoas certas, que podem dar uma referência ou fazer uma indicação.

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Química Acompanhamento Escolar em Química Físico-Química
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil