Empreendedorismo Técnico-Cientifico: As Cartas de Tsuji (liv
Por: Profes P.
10 de Julho de 2016

Empreendedorismo Técnico-Cientifico: As Cartas de Tsuji (liv

Química EM Técnico

RESENHA

Por Maria Inez Auad Moutinho Presidente da ABQ-AL

Esse livro foi escrito por três autores com formação acadêmicas distintas, mas que se sustentam fortemente nos pilares da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Um dos autores é Rochel Montero Lago, Professor pesquisador (Nível 1C CNPq) do Departamento de Química/UFMG, atuando na área de empreendedorismo tecnológico. O segundo autor é Euler J. Santos, atual diretor executivo da empresa Verti Ecotecnologias, atuando em Inovação Tecnológica. Por último, mas com o mesmo grau de importância na elaboração da obra, Lilian Barros Professora da Universidade Federal de Itajubá, atuando em Empreendedorismo.

Os autores um um texto completo, com personagem bem definidos, de caráter verossímil e de personalidade complexa, assim também se apresentam diversas situações descritas durante a trama. Os personagens não caem em contradição em momento algum e ainda apresentam justificativas e explicações para todos os eventos descritos ao longo da narrativa. Utilizam se da narrativa de romance como gênero literário, misturando ficção, autobiografia e quadros elaborados com fins didáticos. O livro não e linear nem no tempo, nem no espaço, sendo mais uma estrategia dos autores para prederem atenção do leitor. 

O livro conta a saga dos personagens Tsuji e João diante dos desafios que precisam ser superados para a criação de uma empresa de base tecnológica. Dois universos distintos que revelam e se fundem em uma só realidade. De uma lado, o livro descreve o personagem Tsuji Sensei como sendo um engenheiro eletrônico japonês, criado dentro da filosofia zen budista, e detentor de um profundo conhecimento técnico cientifico a respeito de semi condutores e computadores e computador pessoal. Somente apos o engenheiro chegar ao Brasil com intuito de abrir uma empresa, e que se dará o encontro entre os personagens Tsuji e João. Por sua vez, João e filho de um comerciante com forte espirito empreendedor, mas sem qualquer conhecimento cientifico, o que promove, ao longo da trama, constante reflexões sobre a utilidade das pesquisas acadêmicas.

E licito comentar que a obra mostra a perspectiva humana do empreendedor tecnológico com sua crenças religiosas e filosóficas. Percebe se, pois, que a ideia e desmistificada um pouco a figura do empreendedor e mostrar que ele e uma pessoa comum.

Neste contexto, os autores incentivam a comunidade acadêmica a transferir para o mercado todo conhecimento tecnológico produzido na universidade. Desta forma, o livro pretende despertar o interesse de se ter atitudes mais empreendedoras entre pesquisadores e alunos de graduação ou pós graduação, levando os leitores a refletirem sobre a importância da pesquisa, da inovação, da atitude empreendedora e da transformação do conhecimento em beneficio e riqueza.

Enfim, durante a narrativa dos autores, fica evidenciado que os entraves podem ser vencidos quando se busca a competitividade focada na competência, na inovacao e na solida formação técnico cientifica. Este conjunto de acoes faz com que as empresa se lance no mercado com maiores possibilidade de sucesso. Então, foi lançado o desafio..

 GOSTOU?

VOCÊ PODE BAIXAR O LIVRO, CLIQU AQUI!!

 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Físico-Química Reforço Escolar em Química Química para Ensino Médio
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil