Você é mais filósofo do que pode imaginar
Por: Paulo S.
27 de Julho de 2023

Você é mais filósofo do que pode imaginar

Pensar e agir ético, básicos para todas as pessoas, são fundamentados na Filosofia

Filosofia Introdução à Filosofia

Para muitos estudantes, e mesmo para a população em geral, falar em Filosofia é falar em coisa de maluco, ou de algo inútil, ou de assunto reservado a intelectuais. Mas todas as pessoas utilizam e precisam da Filosofia mais do que podem imaginar. Para evidenciar isso, basta que cada pessoa se faça duas perguntas: Eu penso? Eu convivo com outras pessoas?

Pensar é um ato próprio do ser humano. A racionalidade, a inteligibilidade, a capacidade de conceitualizar as coisas que apreende pelos sentidos externos é característica do ser humano. Neste ponto, todos filosofam, ou ao menos precisam colocar em prática elementos da Filosofia. Ora, os estudos sobre como se dá o conhecimento, sobre os critérios de verdade ou sobre o correto raciocinar (lógica) buscam seus fundamentos na Filosofia, ou são ramos desta. Então - parafraseando Descartes - se penso, logo filosofo.

A convivência com outras pessoas é inescapável ao ser humano. Em maior ou menor grau, dependemos uns dos outros. Como já dizia Aristóteles, o ser humano não se basta a si só e busca associar-se a seus semelhantes. O ser humano pode fazer isso para sua sobrevivência ou para sua melhor qualidade de vida. Aristóteles levava tão a sério o tema da sociabilidade humana que dizia que aquele que não vive em sociedade está ou acima ou abaixo da condição humana, ou seja, é uma divindade ou uma fera.

O que a sociabilidade tem a ver com a Filosofia? O ponto de ligação é a Ética, disciplina fundamentalmente filosófica. O agir ético é imprescindível para o sucesso da sociabilidade. Todos os que se associam o fazem visando vantagens, ganhos para si e para os seus. Isso tende a ocorrer na medida em que todos os associados cumpram acordos previamente estabelecidos para que a finalidade da associação seja atingida. Pode ocorrer ainda na medida em que cada pessoa respeite seu semelhante ou não impeça o bem comum de uma comunidade política, de uma sociedade.

Alcançar os fins em uma ação, especialmente em uma comunidade política, requer um agir em certo sentido, isto é, em convergência com as finalidades da associação, da sociedade, seja ela pequena ou grande, mais ou menos complexa. Para isso, é necessário o desenvolvimento de bons hábitos, que são requeridos por qualquer sociedade: respeito, tolerância, empatia e diversos outras ações que são estimadas, valoradas por uma associação ou comunidade política. Afinal, cada pessoa em uma sociedade quer atingir seus fins como ser humano (assunto para outro texto).

Seja fazendo simples raciocínios ou convivendo com as pessoas ao seu redor, você está praticando pontos fundamentais da Filosofia. Pensar com clareza, com sobriedade e agir de modo ético e responsável são ações de pessoas sábias, de amigos da sabedoria. Quer algo mais filosófico que isso?

R$ 50 / h
Paulo S.
Uruaçu / GO
Paulo S.
4,7 (3 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 7 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia - Filosofia do Direito Ética - Filosofia Filosofia - Aulas Particulares
Especialização: Educação Clássica (Faculdade Serra da Mesa)
Aumente seu desempenho em trabalhos acadêmicos, redação e interpretação; filosofia para ensino médio, filosofia do direito e ética.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil