
O Cantor a Timidez e o Público

em 17 de Outubro de 2019
Fala Cantores !!
Esse resumo do tem 5 pequenos momentos :
vale lembrar que os nomes que certos ajustes/esquemas/manobras vocais receberam, tiverem um contexto social e as vezes os nomes confundem os que não tem muito contato com Fisiologia e com as atualizações da Ciência Vocal, sendo assim, sugiro sempre que você leitor, pesquise, questione procure se atualizar para que sempre você tenha condição de entender o real motivo de fazer esse ou aquele exercício e ter uma real noção do qual exercício se aplica a você uma vez que cada voz é unica
Hoje no Brasil tem muita gente interessada em estudar pesquisar conhecer, coisa que no passado era restrito a poucas pessoas, mas o “Brasil vocal “evoluiu e temos ótimos professores e pesquisadores dentre tantos eu cito: Dr.a Mara Behlal, Dr.a Blacy Gulfier, Dr Reinaldo Yazaki, Marconi Araújo, Dr Camila Loiola, Thays Vaiano, Ariel Coelho, Fernanda Lopes, Fernando Zimmermann dentre outros professores pesquisadores tais como Mauro Andrea, Marcio Marcio Markkx e a fila se estende sendo que o Brasil migrou para a abordagem científica e conceitual à despeito do empirismo que é sim importante e funciona, tanto que muita gente aprendeu a cantar sem entrar na abordagem científica, porém, demos a mão pra Ciência e não iremos mais largar ..
obs : não dói aprender Fisiologia
Vou começar dizendo o que o Belting não é :
o belting não é registro de peito com força ( como muitos pensam) e tão pouco é registro de cabeça com força ..
o belting não é S.L.L ( Speech Level Sing) que é um método vocal fantástico e pra muitos cantores e coachs é definitivo, porém, trabalha de forma mais leve o recrutamento muscular ..
Belting não é grito (no sentido pejorativo) embora exista uma forte associação ao termo por conta das intrigas dos novos cientistas vocais vs os professores do Bel Canto isso ficou no passado e a história está ae pra nos contar ..
O que é Belting ?
Contexto Histórico
Logo após a Revolução Industrial e Científica, o mundo passou por grandes transformações e uma necessidade de desfrutar do novo, surgiu .. as pessoas começaram a consumir mais, a música era uma grande alegria presente, os espetáculos aumentaram, surgiram novos professores de música, de canto, as orquestras aumentaram o número de músicos, surgiu a Classe Média dividindo a história e alimentando uma nova demanda
os espetáculos grandes, que lá atrás antes eram pra atender a aristocracia agora são também direcionados à Classe Média e posteriormente às grandes massas
os músicos que eram em média contratados para atuar na igreja, tribunais, agora atendiam a demanda
os fabricantes de instrumentos que era contratados para atender Aristocratas que queriam servos tocando em casa, agora eram contratados também pela Classe Média que queria consumir musica, instrumentos e educação musical
o Romantismo foi um estopim nesse processo onde os homens migraram para uma forma de arte mais subjetiva e nacionalista
os americanos
no séc XVIII os americanos estavam saindo da guerra e de sua revolução para tomar seus próprios passos políticos, econômicos e religiosos e ainda assim mergulhar em sua própria guerra ( chamada Guerra Civil) e tudo isso era refletido, demonstrado nas artes e na música ..
James Moonroe ( quinto ex presidente americano) anunciou a chamada Doutrina Moonroe onde os americanos se voltaram a um pensamento livre nacionalista e compromissado de pensar e agir completamente independente da Europa e se tornaram completamente livres no pensamento e isso com certeza foi influenciando a arte americana
Logo após a Guerra Civil, muitos trabalhadores e também a Classe média buscavam entretenimento
The Black Crook” musical britânico
apresentado em 1886 é reconhecido como o primeiro Musical nos moldes modernos de comédia musical.. essa peça foi realizada no Niblo’s Garden em 1823 (épico Teatro em Nova York) que até então apresentava Ópera mas que passou a oferecer uma espécie de ” Comédia Leve”
o musical The Black Crook influenciou Edward Everett Rice que criou Evangeline Musical que seria posteriormente um dos maiores nomes na produção de musicais americanos..
os musicais americanos foram se desenvolvendo a partir da Ópera e opereta e foram caracterizados pela extravagância e comédia
Show Boat
na década de 20, Show Boat foi o primeiro musical com as características que conhecemos hoje , foi inovador e grandioso
Jhon Raitt foi um dos principais cantores de musicais, ele tinha uma voz forte atuava nos moldes estéticos do Bel Canto( erudito) como barítono, porém por influência do maestro e treinador vocal Romani ele migrou para um estética vocal mais popular e se popularizou como homem de voz forte e viril
The Golden Age a era de ouro dos musicais aconteceu no período a partir da segunda guerra mundial e foi um tempo de muito avanço nas produções que se tornaram cada vez mais desafiadoras com muita dança, coreografia, efeitos, contra-ponto com temas políticos religiosos e do cotidiano
o Padrão estético da voz do cantor (a) dos musicais foi se adaptando e deixando um pouco de lado a estética clássica do canto, ainda que com fortes influências ..
Bestebreurtje e Schute (2000) afirmam que esse ajuste “Belting” se tornou necessário para que se pudesse ouvir o registro médio grave das cantoras diante do som forte e metálico das orquestras e recebeu seu primeiro adjetivo como “brilhante”
Ethel Merman
uma cantora que se tornou mito famosa a partir da década de 30 e uma grande representante de ajuste foi Ethel Merman que segundo Kenrick, John foi considerada a primeira Dama dos musicais ..
história e fisiologia à parte, Belting é um “esquema vocal” e sugere um compromisso muscular específico ..
o belting exige um controle intenso de pressão subglótica, pra quem não sabe, é a pressão de ar antes da emissão vocal
o belting exige uma fase fechada de prega vocal, maior que o natural, comprometendo mais massa muscular do que a média.
falando de forma objetiva :
o belting surgiu como uma alternativa estética para o performer tendo em vista os pontos citados na história e suas evoluções
Todo mundo tem Belting?
ja escrevi um e nele tem uma menção sobre padrões vocais
quem nunca teve que “gritar” o nome de alguém para se fazer ouvido?
quem nunca sussurrou no ouvido de outrem?
quem nunca ouviu sua voz distorcer seja por um estímulo de muita dor ou prazer?
Quem nunca fez aquela voz “anasalada” pra imitar alguém etc .. ou uma voz caricata
Os exemplos são muitos e a verdade é que os ajustes vocais de forma “simples” estão embutidos em nós, mas isso não quer dizer que você deve fazer isso ou aquilo cantando, pois no canto tudo será adaptado com treino e ” treino consciente”
a questão é que os termos e os “cunhos” pedagógicos e também a hereditariedade por muito tempo confundiram e ainda confundem ou criam mitos e paradoxos no meio vocal..
sem contar o padrão vocal adquirido em cada contexto e etnia que em alguns casos ajuda em tal esquema vocal, e isso envolve posição de laringe e até a frequência acústica vocal na fala, uma vez que cada som vocal que produzimos exige um compromisso muscular diferente ..
na fala americana, por padrões vocais adquiridos em seu contexto cultural ,e inclusive na concepção de belting como ajuste/manobra vocal é muito mais fácil ajustar/esquematizar o “belting
algumas citações de pesquisadores
(Stone, 2002).
A fonte sonora no canto de teatro musical apresenta características
semelhantes às da fala muito alta. O coeficiente de contacto foi claramente
mais elevado no canto de teatro musical do que no canto lírico e as
frequências dos formantes também.
Thalén & Sundberg
A voz é utilizada de modos diferentes nos vários estilos musicais. A
cada tipo de canto correspondem algumas características específicas
relacionadas com a fonte sonora, no que respeita à intensidade, frequência
e modo de fonação
Thalén & Sundberg
Variando o grau de adução glótica os cantores variam muito os seus
estilos de fonação. Por exemplo, no Country e no Belting praticam-se graus
elevados de adução glótica, por oposição aos cantores de ópera, que
utilizam o menor grau de adução possível (Thalén & Sundberg, 2001; Butte
et al., 2008).
Ana Sacramento em sua dissertação na Universidade de Aveiro diz :
A característica mais marcante da qualidade vocal do Belting é a inclinação da cartilagem Cricoideia, que cria uma massa mais espessa do que é normal nas pregas vocais.
Isto permite uma fase fechada muito longa, nunca inferior a 52%, podendo mesmo ultrapassar os 70%, com um aumento da pressão subglótica, o que leva a amplitudes maiores nas ondas sonoras.
O carácter metálico do Belting deve-se a estratégias de ressonância que reforçam os formantes superiores elevando o formante F 1 e, ou, o formante F 2 , influenciando particularmente as vogais fechadas o formante F 1 é elevado, o formante F 2 é baixo nas vogais anteriores e o formante F 4 é baixo em todas as vogais – devido ao estreitamento do esfíncter Ariepiglótico.
Conclusão e dicas
Belting é uma manobra fisiológica que cantores americanos desenvolveram em um contexto específico na evolução dos musicais da Brodway e foi necessário em um primeiro momento para que as vozes pudessem sobressair diante dos sons metálicos das orquestras .. e posteriormente se firmou com um esquema vocal que tem muita participação e atuação em diversos estilos musicais
não se canta em Belting o tempo todo, na verdade é uma manobra pra se usar em certos momentos da canção ..
o americano no passado não pensava em belting (pedagogicamente) como a gente pensa, para eles era uma alternativa estética para o momento, embora hoje em dia nos E.U.A muitos cantores estudam belting, tem muita gente que apenas usa como uma alternativa estética sem necessariamente pensar em algo sistemático/técnico..
falando em musculatura se faz necessário trabalhar de forma consciente e adquirir uma forma física vocal consistente
Belting é um Mix! Sinergia é a palavra chave
Procure orientação profissional adequada e solte a voz
Desculpa, página errada!
A inteligência artificial não me deixar falar com você, me chama (15) 98128-1634