Logicometria: A técnica que criei na adolescência.
Por: Paulo J.
19 de Setembro de 2020

Logicometria: A técnica que criei na adolescência.

Essa técnica me ajudou a acertar diversas questões que, por vezes, eram impossíveis. Quem faz olimpíadas deve conhecê-la!

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Reforço Escolar Resolução de problemas Geral Ensino Superior Concursos Geometria

Já ouviu falar na Logicometria? Em 2008, quando estudava em um dos colégios de ponta do meu estado, tinha vários professores que pagavam uma quantia boa para quem conseguisse resolver algumas questões que para eles mesmos eram impossíveis. A turma que estudava nesse colégio era constituida por 7 alunos, era a turma especial das turmas especiais. Dali sairam os primeiros colocados de vários concursos de renome nacional. Por sorte tive a honra de participar dela. Então, quando os professores chegavam com essas questões nós competiamos entre si para ver quem conseguiria ganhar, claro o prémio era alto, para nós ainda adolescentes era alto, 50 reais por uma questão em 2008 era ser rico. Mas, muitas das vezes as questões eram realmente impossíveis rs! Um dos professores que fazia isso tem o melhor livro de aritmética, na minha opinião, do Brasil (Admo Lacerda). Com isso tudo ocorrendo, eu comecei a desenvolver uma técnica e quando ainda a estava desenvolvendo eu tentava ensiná-la a todos da turma de ponta que participava. Sei que isso os ajudou. Vamos a técnica? Olhe a foto que criei no paint e pus como foto desse artigo. Encontre o X. Sei que não é uma questão dificil e tal, pra quem lida com geometria, pelo menos fez o morgado todo deve fazer de cabeça isso. Porém, sem tentar fazer os cálculos, tente encontrar o X. Existe um modo que você encontra em 1 segundo. Como? Simples! Logicometria! É a lógica! A lógica por de trás da questão. Ao analisar uma questão você não deve só olhar para o que é pedido! Nunca! Isso te restringe, você deve olhar para o todo! Isso é o básico em questões olímpicas. Tente esquecer de procurar o X e só tente forçar o X te encontrar. Não, não é filosofia! Veja, ao avaliar um problema você deve avaliar como esse problema pôde ter sido criado, como esse problema pode existir? Como esse lado que não é igual no pentágono exposto pode existir? O que eu estou dizendo é : há 4 lados iguais, correto? E 1 lado que não é igual, não é?. Ou seja, esse lado não igual pode ser qualquer coisa! Não é? Se não fosse isso, como essa questão poderia existir? NÂO É LÓGICO (Daí, veio o nome Logicometria). E como esse lado não igual pode ser qualquer coisa, posso dizer que ele tente a 0 ! Hahaha! Faça isso, tenda a zero o lado não igual! Você verá que o lado igual mais a direita fechará um quadrado, ou seja, o X=90° ! Que é a resposta. A logicometria é uma forma de vencer o problema pela própria existência do problema, o fato do problema poder existir já o soluciona! Isso se aplica em várias matérias, principalmente em Álgebra! É bom escrever e lembrar dessas coisas de quando era adolescente e viciado em matemática. É uma grande honra ter tido professores muito bons, por isso, no futuro penso em criar um curso de matemática totalmente gratuito focado em olimpíadas para que os professores que me ajudaram tanto possam ter seus conhecimentos repassados e além de outros criados por mim, tá como a logicomentria! Haha!
Bons estudos a todos.

R$ 75 / h
Paulo J.
Duque de Caxias / RJ
Paulo J.
4,7 (13 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 13 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Concursos Reforço Escolar de Matemática Álgebra Linear
Graduação: Licenciatura em Física Incompleto (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Matemática é simples se ensinada da maneira correta, Licenciando em Física pela UFRJ, Campeão de Xadrez pela Marinha.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil