Dica de Língua Portuguesa: vírgula ou não em "não só _______
em 24 de Setembro de 2017
Escrever um bom texto - desses que tiram nota 10 em provas como o ENEM - não é um dom, mas sim fruto de um árduo trabalho. Alguns alunos julgam que suas produções textuais não são boas e que não são capazes de melhorá-las. Isso, porém é um engano, pois, assim como o atleta que treina arduamente por um bom desempenho em seu esporte, é também treinando que se chega a um bom texto.
Já diz o ditado popular, "a prática leva à perfeição", e isso se aplica perfeitamente às redações. Mas como treinar? É só sair escrevendo sobre os assuntos que estão em foco nos jornais? Ou é melhor escrever um diário? Quem avaliará se estou no caminho certo? Essas e muitas outras perguntas devem estar passando pela cabeça do leitor deste texto, e afirmo: treinar redação requer método. Mas como?
Um bom atleta tem um bom treinador. Seguindo essa lógica, que tal trazer essa lógica também para a produção de textos? É importante ter um bom Coaching para Redações, alguém que lhe proponha temas instigantes para a produção de textos, que leia seus trabalhos e indique o melhor caminho a seguir, que dê apoio quando o pensamento de que não se é capaz surgir, enfim, alguém que, além de teorizar sobre o fazer redações, atenda às suas necessidades mais específicas nessa prática.
Esse Coaching precisa ser alguém capacitado a trabalhar os problemas gramaticais e textuais (como coesão, coerência e organização) de sua redação, além de indicar leituras e boas fontes pesquisa para aprimorar seu repertório cultural. Com toda certeza, com um profissional assim e com o treino necessário, bons resultados virão nas produções de texto, e escrever deixará de ser uma tarefa complexa.