Teoria Ator Rede: Tradução, Provação, Controvérsia
Por: Pedro S.
02 de Maio de 2018

Teoria Ator Rede: Tradução, Provação, Controvérsia

Sociologia

A Teoria Ator-Rede (TAR) é um estudo empírico descritivo de fenômenos sociais. Pertence à sociologia quantitativa por dispor-se de ferramentas matemáticas como teoria de rede e teoria dos grafos. Um de seus princípios é chamado de simetria generalizada, no qual põe em equivalência todos os fatores envolvidos em uma atividade social, sejam eles humanos ou não. E com base nisso, define-se o conceito central da teoria: a tradução. Bruno Latour, coautor da teoria, explica em seu livro, Cogitamus, de maneira acessível ao público leigo, o conceito de tradução. Pode-se ententder o livro como uma introdução aos conceitos sociais necessários para se compreender a TAR. O livro é uma coleção de cartas correspondidas à sua aluna Dorothea Heinz. Tal conceito se encontra na primeira carta. Como objetivo desta dissertação, será apresentado o conceito de tradução bem como os de provação e controvérsia tratados, respectivamente, na segunda e terceira cartas do livro.  

A tradução é o conceito de representar uma rede de acontecimentos sociais à um único fator no sistema, isto é, traduzir o significado de tais conhecimentos para a participação do fator no sistema. Em seu livro, Latour exemplifica a tradução com o caso de Hierão e Arquimedes em Siracusa. Embora, aparentemente, o político e o cientista não apresentassem labores em comum, foi com a necessidade de Hierão de disputar com o general romano Marcellus e com a ambição de Arquimedes provar sua conjectura sobre mecânica que houve um interesse em comum. O cientista convenceu o rei de que sua teoria seria útil em combate e para isso, o rei lhe garante recursos. Houve então, uma representação da problemática no papel de cada um dos dois indivíduos na cidade e ainda uma dependência de um do outro.  

Tal dependência, como garante a TAR, cria uma situação de provação em cada fator do sistema social em questão, no caso de Siracusa, Arquimedes percebe a dependência de sua teoria do recurso de Hierão, bem como esse percebe a dependência de sua vitória da mecânica do outro. Ambos fatores são equivalentes e, se analisados, componentes do mesmo sistema, pois ambos definem a problemática em questão. Essa composição define a provação apresentada na segunda carta de Cogitamus: Até se tomar noção, da composição de um fator e da dependência de cada componente de um outro fator do sistema, ele se passa por um único objeto. 

“Um enunciado que não precisa mais de aspas, de nenhuma condicional, possui a particularidade de tornar-se impossível de se distinguir do mundo” (p. 81-2). Bruno Latour traz a importante noção de discordar, questionar, dubitar-se a respeito da autoridade. Ideia essa bem enraizada no método científico, o principal objeto de estudo da TAR, de Bruno e de Cgitamus. A ideia é questionar se de fato, todos os envolvidos na provação tem papel significativo, relevante, representativo. Por fim, com a análise da controvérsia, bem definido fica o conceito de tradução, por depender das duas noções anteriores, segundo a teoria*. 

A Teoria Ator-Rede, atualmente, é utilizada em análises de identidade e sujeito social, sistemas de transporte urbano, relacionamentos e em sociologia política e histórica. De grande importancia hodierna, a teoria se mostra de fundamental importância. Juntamente com sua participação nela, Bruno Latour trás as principais nocões, em seu livro para compreendê-la. Em particular nesta dissertação, o conceito cerne da teoria e suas dependencias: a tradução, a provação e a controvérsia. 

 

Referências:

• Latour, Bruno. (2011) Cogitamus: six lettres sur les humanités scientifiques. Paris : La découverte.

• Michel Callon (1986). “Some Elements of a Sociology of Translation: Domestication of the Scallops

and the Fishermen of St Brieuc Bay”. In John Law (ed.), Power, Action and Belief: A New Sociology of

Knowledge(London: Routledge & Kegan Paul)*.

R$ 75 / h
Pedro S.
Campinas / SP
Pedro S.
1,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Técnico: Informática (Colégio Politécnico Bento Quirino)
Professor de exatas e profissional de ti e falante de inglês, espanhol e francês. Aulas de ciências, programação e línguas.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 3 de maio de 2018

Esse é o principal livro do Latour?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil