CRIANÇA E ARTE
Foto de Anna S.
Por: Anna S.
31 de Maio de 2021

CRIANÇA E ARTE

Como a Arte contribui para o desenvolvimento da criança?

Alfabetização Acompanhamento Crianças Ensino Fundamental Geral

Dentre as concepções da arte, o autor (Barbosa.1999), “a beleza da arte” consiste “não na adequação a um modelo ou a um cânone externo de beleza, mas na beleza da expressão, isto é, na íntima coerência das figuras artísticas com o sentimento que as anima e suscita”.

Na Educação Infantil a criança em tudo o que faz explora os sentidos. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico, e nessa fase a Arte se torna uma ferramenta importante para a Educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da Arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.

Apesar de passarem despercebidas e, muitas vezes não receberem o devido valor da comunidade escolar, as linguagens artísticas são uma das responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que abrange o campo de experiência com traços, sons, cores e formas, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A arte precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções, vai além de um desenho numa folha de sulfite.
Percebe-se o quanto é necessário que o professor conheça como ocorre a construção do conhecimento do estudante, os processos e as formas pelos quais aprendem. É indispensável á utilização de atividades que contribuam de forma favorável para um aprendizado eficaz, métodos estes que se aplicados de forma
planejada e contextualizados, apresentarão resultados satisfatórios.
Durante as aulas é indispensável que o professor utilize os diferentes tipos de leitura, pois o processo de ensino e aprendizagem requer do professor planejamentos adequados e eficazes, a criatividade deverá ser utilizada em todos os momentos.

É interessante utilizar diversos tipos de materiais em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças. Pensando nisso, vai ai dicas de algumas atividades para trabalhar com os pequenos seja em casa ou em sala de aula, com crianças a partir de 1 ano, e claro, respeitando a diversidade, o tempo e a maneira com que cada criança relaciona-se com a arte no processo de construção do conhecimento. 

CARIMBO COM TINTA GUACHE

Pode-se utilizar batata, limão, plástico bolha, folhas, pedras, esponja, a própria mão da criança e etc. Há uma infinidade de elementos que se pode usar, o que vale é a imaginação, é interessante também deixar que a criança proponha algum elemento para usar como carimbo. Certeza que imaginação não vai faltar.

TEATRINHO DE MASSINHA

Qual criança não gosta de brincar de massinha?! Nessa atividade podemos propor à criança que conte uma história e que faça os personagens ou até mesmo o cenário da história com massinha. 

FAZER SLIME

 Quem tem criança por perto com certeza ja ouviu falar sobre a famosinha, a queridinha da criançada, a SLIME!! Na internet se encontra várias formas de fazer, e o mais legal é que pode misturar com gllitter, isopor, miçangas e eles adoram.

UTILIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA

Com elementos da natureza é possivel fazer bonecos, releitura de quadros, fazer bichinhos com folhas, flores e gravetos. E dessa forma além de trabalhar a criatividade a criança tambem explora e conhece de perto um pouco sobre a natureza.

AUTO RETRATO 

Trabalhar com autorretrato na Educação Infantil auxilia na construção da identidade, colocando a criança de frente para um espelho e dando a ela um giz ou lapis pedir para se desenhar, ou pode tambem dar a ela a metade de uma foto sua e pedir que ela complete, dessa forma a criança se reconhece como ser único.

RECORTAR E COLAR

Recortar e colar fazem parte dos estímulos que são necessários na fase inicial de aprendizagem. Para as crianças pequenas pode dar tesoura sem ponta e massinha dessa forma trabalham coordenação motora, para as maiores podem cortar papéis picados e fazer uma arte em estilo mosaico., ou recortar formas geométricas e formarem alguma imagem ou releitura de algum quadro,

PINTANDO COM COISAS

Essa última dica bem simples vamos utilizar nosso primeiro elemento que mencionei lá em cima, a querida tinta guache, com ela podemos fazer pinturas utilizando garfo, escova de dentes, fitas, linhas, cotonete, 

Essas atividades são essenciais para que elas aprendam a se expressar diante do mundo, valorizar e se beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais.

 

Anna S.
Anna S.
São José dos Pinhais / PR
Identidade verificada
nota média
0
avaliações
R$ 40
por hora
Graduação: PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INDANTIL E SERIES INICIAIS DO ENSINO FUND (UNOPAR- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ)
Alfabetização com Acompanhamento, Alfabetização - Leitura, Alfabetização - Escrita
Aulas particulares para alunos em fase de alfabetização, com dificuldades na aprendizagem ou que necessitam de reforço escolar.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto