CRIANÇA E ARTE
Anna S.
em 31 de Maio de 2021

Dentre as concepções da arte, o autor (Barbosa.1999), “a beleza da arte” consiste “não na adequação a um modelo ou a um cânone externo de beleza, mas na beleza da expressão, isto é, na íntima coerência das figuras artísticas com o sentimento que as anima e suscita”.

Na Educação Infantil a criança em tudo o que faz explora os sentidos. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico, e nessa fase a Arte se torna uma ferramenta importante para a Educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da Arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.

Apesar de passarem despercebidas e, muitas vezes não receberem o devido valor da comunidade escolar, as linguagens artísticas são uma das responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que abrange o campo de experiência com traços, sons, cores e formas, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A arte precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções, vai além de um desenho numa folha de sulfite.
Percebe-se o quanto é necessário que o professor conheça como ocorre a construção do conhecimento do estudante, os processos e as formas pelos quais aprendem. É indispensável á utilização de atividades que contribuam de forma favorável para um aprendizado eficaz, métodos estes que se aplicados de forma
planejada e contextualizados, apresentarão resultados satisfatórios.
Durante as aulas é indispensável que o professor utilize os diferentes tipos de leitura, pois o processo de ensino e aprendizagem requer do professor planejamentos adequados e eficazes, a criatividade deverá ser utilizada em todos os momentos.

É interessante utilizar diversos tipos de materiais em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças. Pensando nisso, vai ai dicas de algumas atividades para trabalhar com os pequenos seja em casa ou em sala de aula, com crianças a partir de 1 ano, e claro, respeitando a diversidade, o tempo e a maneira com que cada criança relaciona-se com a arte no processo de construção do conhecimento. 

CARIMBO COM TINTA GUACHE

Pode-se utilizar batata, limão, plástico bolha, folhas, pedras, esponja, a própria mão da criança e etc. Há uma infinidade de elementos que se pode usar, o que vale é a imaginação, é interessante também deixar que a criança proponha algum elemento para usar como carimbo. Certeza que imaginação não vai faltar.

TEATRINHO DE MASSINHA

Qual criança não gosta de brincar de massinha?! Nessa atividade podemos propor à criança que conte uma história e que faça os personagens ou até mesmo o cenário da história com massinha. 

FAZER SLIME

 Quem tem criança por perto com certeza ja ouviu falar sobre a famosinha, a queridinha da criançada, a SLIME!! Na internet se encontra várias formas de fazer, e o mais legal é que pode misturar com gllitter, isopor, miçangas e eles adoram.

UTILIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA

Com elementos da natureza é possivel fazer bonecos, releitura de quadros, fazer bichinhos com folhas, flores e gravetos. E dessa forma além de trabalhar a criatividade a criança tambem explora e conhece de perto um pouco sobre a natureza.

AUTO RETRATO 

Trabalhar com autorretrato na Educação Infantil auxilia na construção da identidade, colocando a criança de frente para um espelho e dando a ela um giz ou lapis pedir para se desenhar, ou pode tambem dar a ela a metade de uma foto sua e pedir que ela complete, dessa forma a criança se reconhece como ser único.

RECORTAR E COLAR

Recortar e colar fazem parte dos estímulos que são necessários na fase inicial de aprendizagem. Para as crianças pequenas pode dar tesoura sem ponta e massinha dessa forma trabalham coordenação motora, para as maiores podem cortar papéis picados e fazer uma arte em estilo mosaico., ou recortar formas geométricas e formarem alguma imagem ou releitura de algum quadro,

PINTANDO COM COISAS

Essa última dica bem simples vamos utilizar nosso primeiro elemento que mencionei lá em cima, a querida tinta guache, com ela podemos fazer pinturas utilizando garfo, escova de dentes, fitas, linhas, cotonete, 

Essas atividades são essenciais para que elas aprendam a se expressar diante do mundo, valorizar e se beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais.

 

São José dos Pinhais / PR
Graduação: PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INDANTIL E SERIES INICIAIS DO ENSINO FUND (UNOPAR- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ)
Alfabetização para Crianças Ajudo crianças com deveres de casa Alfabetização na Leitura Alfabetização a Domicílio Alfabetização com Acompanhamento escolar Alfabetização na Escrita Alfabetização por Reforço
Aulas particulares para alunos em fase de alfabetização, com dificuldades na aprendizagem ou que necessitam de reforço escolar.
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Anna S. Whatsapp do professor Anna S. Ver WhatsApp
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil