Práticas indesejadas na solicitação das aulas Profes.

Um relato sobre algumas práticas de alunos e alunas ao solicitarem aulas na tentativa de burlar o sistema da base Profes e tirar vantagens indevidas.

Física
Práticas indesejadas na solicitação das aulas Profes.
Reginaldo A.
em 27 de Agosto de 2021

Há algum tempo, precisando ampliar a renda familiar, procurei por uma plataforma onde fosse possível ter confiança no trabalho e poder lecionar. Na minha busca, encontrei a Base Profes onde percebi a seriedade e segurança no trabalho e, desde então, continuo a lecionar por aqui. 

Nesta caminhada, como muitos de meus iguais aqui presentes, percebei que comprar o pacote de mensal com respostas para aula era sim uma excelente opção para ampliar o número de aulas e, já o fiz. Ao longo deste período identifiquei algumas solicitações que, acredito ser importante compartilhar aqui para nossa experiência. Dentre algumas práticas indesejadas dos alunos e alunas, separei em algumas principais e classifiquei como: Aluno Requisitor, Caloteiro e o Atravessador. Vou relatar um pouco sobre isso: 

Aluno Requisitor: Solicitar a primeira aula gratuita não é um problema e, claro, é prática saudável em um processo onde o discente busca um professor com a didática que facilite a compreensão do conteúdo que ele ou ela busca aprender. Entretanto, uma prática recorrente foi percebida no contato de apresentação. O aluno pede que entre em contato pelo WhatsApp, normal até ai, e lá encaminha exercícios, pergunta se é possível resolução, e claro, digo sim. Então ele solicita a resolução e a aula gratuita para a explicação com a promessa de que terá muito mais a fazer. Em um até “de boa fé” aceitamos, mas, fica só nisso, pois ele faz solicitações assim para vários professores e assim, vai ganhando resoluções gratuitas de seus problemas utilizando a premissa da aula gratuita de apresentação. Para coibir isso, coloque bem claro na solicitação de aula no perfil que "Aulas não contemplam a resolução de problemas e que isso deve ser feito por solicitação na plataforma e é pago".

Aluno Caloteiro: Em tempos difíceis onde alguns encontram diferentes meios de “se dar bem” e tirar vantagem da boa fé do outro, surge à figura do caloteiro on-line e, como era de se esperar, não ficaríamos isentos disso. A prática é bem simples, encaminham à solicitação de aula, os professores respondem, e ele encaminha exercícios e relata que só a resolução já é suficiente e que para isso, pagará por fora da plataforma direto em sua conta. Então, em um ato “de boa fé”, resolvo o problema e encaminho a resolução só para, em alguns instantes, perceber que não haverá pagamento e o mesmo já até o bloqueou e sequer o perfil existe na base Profes, pois ele mesmo o removeu. A forma de não cair neste golpe é não manter na base Profes as solicitações ou não encaminhar nenhuma resolução antes do retorno financeiro combinado.

Aluno Atravessador: Este foi difícil de perceber, em alguns contatos diretor com pelo WhatsApp em solicitação de aulas, percebi que a pessoa encaminhava atividades de diferentes campos de conhecimento perguntando se eu poderia dar solução para aquilo e, já vinha com o preço certo e definido do quanto pagaria. Observando isso, avaliei sobre um pedido em especial que, noutro dia, a pessoa deixou escapar “A pessoa que solicitou não quer mais a resolução” então, “zaz” percebi a pratica de atravessador. A pessoa manda a solicitação de aula para a base Profes, e, por tentadora, vários respondem, o atravessador repassar para vários professores diferentes e, assim tem resoluções diferentes, e as revende por outro valor para outros alunos. Ao perceber esta prática que pode ser prejudicial a minha imagem pessoal e da base Profes eu parei o processo não seguindo adiante com esta cooperação.

Entendo que muitas formas de práticas estranhas possam ter sido detectadas por vocês e, para ampliar nossa experiência, vós convido a compartilhar sua percepção nas respostas. Espero ter ajudado neste breve relato.

 

 

5,0 (2)
6 horas ministradas
São Paulo / SP
Doutorado: Tecnologia Nuclear - Aplicações (Universidade de São Paulo)
Física para Ensino Fundamental Física para Pré-Vestibular Física para Ensino Superior Física Básica Física para ENEM Física para Concursos Física - fisica experimental 2
Professor de ciências, matemática, física, cálculo e informática. Vamos estudar?
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Reginaldo A. Whatsapp do professor Reginaldo A. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil