O que é salto quântico?
Por: Gilberto S.
12 de Julho de 2023

O que é salto quântico?

Uma das bases da chamada Lei da Cura e da Atração

Física Física Moderna

Vemos quase diariamente pessoas que publicam artigos e vídeos sobre Prosperidade, Auto Cura, Lei da Atração e outras coisas do gênero. 

Neste artigo, vamos comentar sobre o fundamento científico sobre tais assuntos.

Muito se escreve e mais ainda se fala sobre SALTO QUÂNTICO. Mas afinal: o que é um salto quântico?

Com base naquilo que se aprendeu no ensino médio, em Química, sabe-se que um átomo é composto por cargas elétricas ( os nêutros - cargas neutras, os prótons - as chamadas cargas positivas e os famosos elétrons - cargas negativos). Aprendeu-se também que tanto os nêutrons quanto os prótons estão no núcleo do átomo e os elétrons estão na parte externa, na chamada eletrosfera ( ou camadas eletrônicas).

Em tempo, antes de continuar: hoje se sabe que um átomo não é só formado por estes três tipos de cargas, existem outras, mas como referência, vamos ficar com o básico, aquilo que se aprende no Ensino Médio, na Química Geral.

Voltando ao tema sobre Salto Quantico.

Elétrons circulam o núcleo em camadas de diferentes energias, como as órbitas dos planetas, o conhecido Modelo de Rutherford. Em 1913, o físico Dinamarquês Niels Bohr aprimorou o modelo do átomo de Rutherford ao determinar como os elétrons se arranjam em torno do núcleo. Bohr imaginou que elétrons negativamente carregados trafegariam por  órbitas em torno de um núcleo carregado positivamente, assim como planetas orbitam o Sol. Ele também explicou por que suas órbitas ficam a distâncias específicas do centro, ligando a estrutura atômica à física quântica.


Elétrons são mantidos próximos ao núcleo por meio de forças eletrostáticas – a atração mútua entre cargas positivas e negativas. Mas cargas em movimento, ele sabia, deveriam perder energia. Assim como movimentar  uma corrente elétrica é algo que gera um campo em torno de um fio ou em um radiotransmissor, mover elétrons é algo que emite radiação eletromagnética.

Elétrons circulam o núcleo em camadas de diferentes energias, como as   órbitas dos planetas. Niels Bohr descreveu como elétrons podem pular  entre as camadas e como eles o fazem ao emitir ou absorver luz correspondente à diferença de energia. Esses pulos são conhecidos como saltos quânticos.

Em resumo: um salto quântico é quando um elétron "pula" de uma camada da eletrosfera para outra.

Tudo aquilo que chamamos de real é feito de coisas que não podem ser consideradas reais.”
(Niels Bohr)

R$ 60 / h
Gilberto S.
Cocal do Sul / SC
Gilberto S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física - Mecânica Física para Ensino Médio Termodinâmica
Professor de matemática, física e química. Psicanalista clínico e professor de psicanálise
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil