Primeira Teoria Psicanálica de Sigmund Freud
Por: Gilberto S.
13 de Julho de 2023

Primeira Teoria Psicanálica de Sigmund Freud

A teoria Tópica

Psicologia Psicanálise
Primeira Teoria Psicanalítica (1914)
(Teoria Topográfica)

 

Em 1914, Freud publica sua primeira Teoria Psicanalítica, também conhecida como Teoria Topográfica (topos=lugar), pois Freud determinou o lugar onde estariam o Consciente, o Pré-Consciente e o Inconsciente, o qual é a base de estudos da Psicanálise.
Obviamente, quando se refere à lugar, não está se apontando um "lugar físico" na estrutura cerebral mas sim, uma maneira figurativa de ilustrar algo "não palpável", "não visualizável" mas que está ali e, atua e influencia constantemente na mente humana.
Segundo Freud, no cérebro existem três lugares (logicamente invisíveis), que ele chamou de CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE.
CONSCIENTE: é o local de ideias que tiveram acesso direto à consciência; Ali forma-se: os raciocínios, as percepções e nossos pensamentos.
Segundo Freud, a existência do consciente é fácil de se constatar, pois nele se apresentam os pensamentos, sentimentos, lembranças e experiências. Porém, o CONSCIENTE não representa a totalidade da MENTE HUMANA. A mente consciente é apenas uma PEQUENA PARCELA das forças atuantes na MENTE HUMANA como um todo. O consciente é apenas um nível superficial, onde temos acesso fácil e de forma imediata.
Porém, por "trás" do consciente está o INCONSCIENTE, com sua força potente e que dita nossos comportamentos. O consciente está à "mercê" do inconsciente.
PRÉ-CONSCIENTE: é a localização do material suscetível de se tornar consciente facilmente. Nessa área, estão as memórias, fantasias e nossas lembranças.
INCONSCIENTE: é a localização de tudo o que havia sido reprimido da consciência e se tornou, assim, inacessível a ela. Nesta parte, estão os recalques, desejos, pulsões agressivas e pulsões inatas e também nossos medos.
Segundo Freud, o INCONSCIENTE abrange tudo e ele domina, o consciente e também o pré-consciente.
Para ilustrar a mente humana e destacar o papel do INCONSCIENTE, Freud, em sua primeira teoria, comparou a mente humana a um iceberg", onde a parte emersa representa o consciente e a parte submersa o INCONSCIENTE. No limite entre ambos, está representado o PRÉ-CONSCIENTE.
 
" A mente é como um iceberg que flutua com um sétimo de seu volume acima da superfície" (Sigmund Freud).
 
Para melhor entendimento, Freud ainda comparou a mente humana como a um iceberg.
 
R$ 60 / h
Gilberto S.
Cocal do Sul / SC
Gilberto S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Transtornos de Personalidade Atendimento na Psicologia Psicopatologia
Professor de matemática, física e química. Psicanalista clínico e professor de psicanálise
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil