As abelhas- os guerreiros da sua família!
Por: Gilmar J.
22 de Março de 2017

As abelhas- os guerreiros da sua família!

Biologia Genética Tudo Ambiente Problemas

As abelhas- os guerreiros da sua família!

As abelhas são insetos sociais- dentro dos quais Darwin tinha sérios problemas de compreender- pelo qual podemos explicar bem como é um ser que parece não ser só um individúo, mas um "indivíduo-família"! Lembram no meu último blog que fiz a pergunta se uma família é um indivíduo?! Vocês acham mesmo que um só ser representa toda sua espécie?! Vamos conversar um pouco sobre as abelhas- os guerreios da sua família.

As abelhas são insetos muito importantes que costumam sair pelo ambiente atrás do pólen que é produzido na antera dos estames. Algumas flores até parecem-se com abelhas e podem até mesmo atrair machos enganando-lhes que podem acasalarem-se. As abelhas tem um jeito peculiar de comunicação por danças, vocês deveriam ver vídeos sobre elas, é bem interessante. A ligação entre elas é tão grande que são como um exército. Elas conseguem até mesmo destruir vespaz em conjunto só pelo calor( A diferença de temperatura padrão faz com que as abelhas não morram!); porém se as vespas descobrirem onde as abelhas estão, a vingança é implicável- "cabeças rolam". Depois vou ver se acho alguns vídeos e imagens do que estou falando, não prometo que vou achar todos. Na capa do blog tem algums imagens pra vocês entenderem um pouco disto que falei.

Olha na imagem da capa e perceba que o Zangão(macho) é haploide (n) gerado por um ovo da fêmea não fecundado- no caso- por outro zangão e que as femêas em gerais são diplóides(2n) geradas por ovos fecundados da rainha por zangões. Bom, não sei se você; caro aluno; entendeu algo; mas o que posso falar é que o parentesco é maior que 50%, nós temos 50% de parentesco com nossa mãe; já as abelhas tem mais que 50%, têm 75%. Aí você poderia pensar, mas o que isso tem a ver professor?! Tudo a ver! As abelhas tem uma ligação mais forte, morrem uma pelas outras e principalmente pela sua rainha que é a que tem o maior grau de parentesco! Ou você acha que uma abelha sobrevive depois de perder seu ferrão que têm parte do abdome dela?! Não, ela morre!

Assim, caros estudantes. Lute por sua família, ela é importante! Você não está sozinho! Seja um guerreiro da sua família! Não esqueça que todos nós também somos da mesma família! Nossa espécie é única! Esqueça essa de afro, índio ou sela o que for, a diferença é mínima! As ciências biológicas pós segunda guerra mundial já provou que esse preconceito que existe raça é mentira, a grande diferença parece estar muito mais na cultura do que na sequência genética de cada povo- povo é o jeito certo de referir a "raças". Continuamos falando raça por mera convenção, não existe raça: somos todos Homo sapiens! Lute pela nossa família!

 

"" = palavras ou conjuntos de palavras que não existem, não usuais ou estrangeiras.

 

 

R$ 40 / h
Gilmar J.
Limeira / SP
Gilmar J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia - Evolução X Criacionismo Biologia - Origem da Vida
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Sou professor de biologia, escritor de contos e criador de conteúdo digital propaganda e marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil