O simples que é imprescindível
Por: Alexandre M.
15 de Dezembro de 2018

O simples que é imprescindível

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Reforço Escolar Álgebra Concursos Geometria Funções Ensino Superior Trigonometria Resolução de problemas Geral Técnico Números

Temos um grande defeito que precisamos aprender a corrigir antes que seja tarde demais. Em várias circunstâncias de nossas vidas, inclusive na área acadêmica, acreditamos que o simples, básico, fácil, é tão insignificante que não devemos gastar tempo com isso, que o que importa são as grandes realizações, os grandes resultados, as grandes façanhas e monumentais obras, porém, todo aquele que alcança resultados extraordinários, que chega aonde ninguém conseguiu chegar, que surpreende por sua destreza, eficiência e eficácia, possuem algo em comum que devemos aprender o mais rápido possível. Que é o princípio de se envolver e se dedicar a uma determinada disciplina ou atividade desde seus conceitos mais básico, aprendendo e praticando cada etapa, sem pular etapa, tendo a humildade de refazer cada questão errada, e de reforçar cada questão certa. Na matemática isto é muito comum, alunos que por impulso e por memória fotográfica conseguem passar dos anos primários, mas quando precisam desenvolver o raciocínio e seu entendimento, deixam muita a desejar por não saberem o básico, esquecem porque na verdade nunca aprenderam, somente gravaram por um determinado tempo. Na matemática, muitos alunos até mesmo de graduação, não possuem dificuldade nos conceitos da matéria da disciplina que estudam, seus tropeços estão relacionados à base, o "beabá" que não aprenderam e foram passando como quem memoriza a letra de uma música, que quando chega ao futuro, não se lembra de mais de nenhuma palavra, pois não entendeu a letra e não praticou até aquela letra fazer parte real da sua memória. Na matemática temos operação com frações, dízimas, decimais, potenciação, radiação, equação, operações com sinais opostos... É a base, que se estiver "no sangue", isto é, se não for aprendido de verdade, nos próximos passos acadêmicos, muitas frustrações acontecem. Se você é uma dessas pessoas, aproveite para refletir, respirar e se preparar para dar um passo atrás para que possa depois dar vários para o futuro, se você tem estes princípios bem aprendidos, parabéns, com certeza você terá sucesso. E o mais legal disto tudo, é que não é assim só na matemática, isto é assim em todas as áreas de nossas vidas! 

R$ 40 / h
Alexandre M.
Magé / RJ
Alexandre M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Números Matemática para Ensino Fundamental Geometria
Graduação: licenciatura em matemática (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Aulas Particulares de Matemática com Professor Especialista com 20 anos de experiência, Método fácil e objetivo. Centro de Magé e proximidades!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil