Projeto 01: Urna eletrônica em Portugol e C
Por: Guilherme F.
15 de Outubro de 2018

Projeto 01: Urna eletrônica em Portugol e C

Computação Geral Programação Introdução a computação

Irei iniciar uma série de artigos apresentando o uso da matéria de algoritmos no cotidiano. Como estamos na época das eleições é interessante apresentar a simulação de uma urna eletrônica.

De inicio estarei utilizando a linguagem Portugol com o interpretador VisualG. Então claro que ficarei bem limitado visualmente. Mais ao final do artigo apresento uma versão em linguagem C.

Abaixo apresento uma urna eletrônica, seguido de sua simulação no VisualG:

Urna_eletrônica

TelaInicial

Do lado esquerdo tem-se a tela que irá apresentar os dois dígitos do código do candidato. Do lado direito o teclado numérico com o botões: Branco, Corrige e Confirma.
Nesta versão não coloquei funcionalidade nos dois primeiros, mas apenas no último.

Observe que coloquei os códigos dos candidatos a presidente. 17 e 13. O valor -1 será para exibir o relatório com os votos de todos os candidatos.

Ao digitar, por exemplo, o número 17 será desenhado na tela o número e o nome do candidato e ao mesmo tempo do lado de cada botão aparecerá as opções 1,2,3.

Bolsonaro

Ao escolher a opção 3, internamente é computado o voto para aquele candidato e volta-se para a tela inicial, aguardando o próximo voto.

Por fim, a tela com o relatório final.

Relatorio

O código-fonte em portugol pode ser acessado aqui: PortugolPDF ;

Só lembrando que para testar o código-fonte é necessário baixar o VisualG que pode ser encontrado aqui: link

Em seguida, refiz todo o código em Linguagem C. Nesta linguagem foi possível acrescentar mais alguns recursos como os botões coloridos e 3 beeps quando o usuário confirma o voto. Abaixo o novo visual da urna eletrônica:

TelaPrincipal

O código-fonte em linguagem C pode ser acessado aqui: LingC_UrnaCorLingC_UrnaSimples

Algumas observações: Para funcionar a versão colorida é necessário instalar a biblioteca conio2.h no Dev C que pode ser encontrada aqui: link 

Neste outro artigo explica o passo-a-passo para instalar no Dev C: (link). Mas ainda é necessário copiar o arquivo conio2 da pasta include do Dev que fica oculta. Basta seguir o video a seguir(link)

Espero que o artigo tenha sido útil para demonstrar uso de algoritmo no cotidiano.

Uma dica: para quem já domina outra linguagem de programação, principalmente com ferramentas gráficas como o Delphi vale a pena simular uma urna com visual e funcionalidade mais avançada.

Caso tenha interesse nas aulas particulares de algoritmos e programação, entre em contato comigo: https://profes.com.br/projetosaza

R$ 100 / h
Guilherme F.
Governador Valadares / MG
Guilherme F.
5,0 (10 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Computação - Java Portugol Computação - poo
Mestrado: Ciências e Técnicas Nucleares (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Venha aprender Matemática, Informática Geral, Computação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil