Nova Política de Tarefas do Profes
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Por: Rafael F.
06 de Agosto de 2023

Nova Política de Tarefas do Profes

Qual o preço justo?

Química

Esse artigo tem o objetivo de levantar uma reflexão sobre os valores praticos na execução de tarefas solicitadas na plataforma profes.

Para os mais novos nesta plataforma é preciso entender o que mudou. Há alguns meses atrás o aluno oferecia um valor fixo para a realização de uma tarefa especifica. Quem chegasse primeiro, ficava com a tarefa. Esse modo valorizar o professor de maior avaliação e o professor que permenecia conectado maior tempo a plataforma profes. Contudo, nos ultimos meses houve uma mudança na plataforma, aparentamente por decisão dos gestores, que cria uma especie de leilão dos professores. Agora, o aluno solicita a resolução de uma tarefa e os professores propõe um valor para sua resolução. Está abordagem pode ser benefica para "alguém", mas para os professores tenho certeza que não é.

Antes de detalhar quais as "possiveis" desvantagens que essa nova política de resolução de tarefas ("leilão") pode trazer para os professores, precisamos entender como a plataforma funciona. Como professor não sei quantas propostas o aluno recebe para resolução da sua tarefa. Como professor não sei quanto a plataforma cobra de taxa (isso é importante por que vai afetar no preço final da resolução). Como professor não sei qual o critério para escolha da minha proposta (menor custo? melhor avaliação?). As respostas para essas perguntas ajudariam a compreender se vale ou não a pena continuar se dedicando a plataforma.  Na minha opinião, o site ajuda, e muito os professores, mas precisa de mais transparência para os seus membros.

Para finalizar, irei apontar aqui, o que na minha opinião, o que é prejudicial neste novo sistema de leilão por tarefas. Primeiro, o professor em uma situação de vulnerabilidade financeira poderá oferecer um valor bem abaixo da média (o que prejudica aqueles professores que cobram o preço justo). Segundo, o professor que antes ficava na plataforma, tirando dúvidas a espera de tarefas, não terá mais incentivo. Por ultimo, mas não menos importante é, a plataforma precisa entender que tanto o professor quanto o aluno são importantes na engrenagem ensino-aprendizado.

E você o que tem achado dessa nova politica de tarefas? Deixei deu comentário.

Rafael F.
Rafael F.
Natal / RN
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Doutorado: Química (Unicamp - IQ)
Química para ENEM, Química - Planejamento Fatorial, Química - Ácidos
Aulas de química e resolução de exercício; orientações academicas (tcc e artigos); doutor em química analítica com mais de 11 anos de experiência.

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