03 formas de aprender inglês viajando e gastando pouco
Por: Raquel F.
06 de Março de 2016

03 formas de aprender inglês viajando e gastando pouco

Inglês Nível Intermediário Viagem Adultos Intermediário Online Prática Jovens Aprendizado Atividades Cultura Estudos Viagens Gírias Ajuda Viajar Cultural Língua Aprender Inglês

Todo mundo sonha em aprender outra língua viajando. É uma forma interessante de conhecer outras culturas e desenvolver a fluência rapidamente. É legal também porque faz novos amigos em outros países e aprende na prática várias coisas que seriam mais difíceis você aprender numa sala de aula, como vocabulários usuais, gírias, expressões e entonações de falar, formas de pensar, etc. Você é obrigado a falar e a entender para "sobreviver".

Enfim, é uma vivência que vale a pena, que te faz crescer muito. Eu quando tinha 17 anos fiz um intercâmbio para o Canadá, o que realmente acelerou muito meu aprendizado. Tive experiências incríveis que fizeram com que eu fosse obrigada a me virar com o que eu sabia, fiz amigos que mantenho até hoje. Sonhava em inglês, o que eu acho incrível ainda hoje e passado algum tempo vivendo no Canadá eu entendia tudo e falava muito bem. É uma evolução gostosa de se ver e sentir.

Sei que com essa crise, a última coisa que todo mundo pensa é em ir viajar, mesmo que seja para aprender, mas existem alguns caminhos bem interessantes e baratos para que isso possa acotecer. Abaixo, sugiro 3 formas bem legais. O primeiro foi o que fiz. Os outros dois conheci recentemente, mas acho que são ideias muito bacanas e pouco conhecidas para viajar e aprender uma nova língua.

Antes de entrar nessas novas formas, é importante ressaltar que essas viagens valem muito a pena para quem já tem um conhecimento intermediário da língua pelo menos. Sem nenhum conhecimento prévio do inglês é difícil que a evolução do aprendizado aconteça da mesma forma, já que você não tem nenhuma base e teria que aprender tudo desde o início. Assim, recomendo para quem quer entrar nessa aventura, que tenha pelo menos um nível intermediário para poder aproveitar realmente. Vamos lá! 

1) Rotary Club

Fui para o Canadá através do Rotary em um programa de intercâmbio de jovens. O Rotary é uma organização mundial e bastante tradicional. Se quiser, você pode conhecer um pouco da história deles aqui:https://www.rotary.org/pt/about-rotary/history. Além de proporcionar intercâmbios, o Rotary tem diversos treinamentos de lideranças muito legais. 

Mas voltando, o intercâmbio funciona assim: você se candidata para participar do intercâmbio e diz para qual país gostaria de ir. Você pode aceitar também receber um estrangeiro em seu lar para que viva uma experiêcia internacional. Os intercâmbios de jovens tem restrição de idade. São para jovens de 15 a 19 anos anos. Sei que eles tem programas para adultos, inclusive uma amiga minha foi para o Chile e Alemanha através deles, mas não sei muito a respeito para falar. De qualquer forma, acho que vale a pena ir atrás caso você não esteja na faixa etária mencionada. Conseguir o intercâmbio para o país que você quer, quando você quer ir não é uma garantia, mas ainda assim vale muito tentar. Eu e minha amigas conseguimos ir. Então, as chances são grandes.

Eles tem programas de curta "Short Term" e longa duração "Long Term". Porque é barato e legal? Você paga a passagem e o que vai gastar lá, mas tem uma família para te acolher com hospedagem e alimentação. Essa família decidiu por alguma razão receber estudantes internacionais. Então, eles estão engajados na atividade porque querem conviver com jovens ou ter novas experiências, fazer novos amigos ou talvez mostrar aos filhos como vivem outras pessoas de outra cultura. Enfim, não é por dinheiro. Assim, eles são muito receptivos. Minha família por exemplo me recebeu, mas já tinha recebido também um chinês antes. A irmã da minha casa já tinha feito intercâmbio pelo Rotary para a Holanda e Brasil. Sim, ela falava português também e isso era interessante, mas às vezes não tanto já que eu estava lá para aprender inglês. Apesar desse ponto, toda minha família canadense era mais legal e fofa impossível. Todos foram super receptivos, me ajudaram de todas as formas possíveis, inclusive me levaram para Toronto para assistir "O Fantasma da Ópera". Tenho contato com eles até hoje e mesmo depois da minha experiência como intercambista, fui visitá-los novamente. Eu os considero parte da minha família e tenho certeza que eles me consideram assim também. Quanto aos estudos normalmente você frequenta as escolas públicas que são excelentes. Muito melhores até que as nossas particulares. Para vocês terem uma ideia, eu fiz aulas que jamais vi existir aqui em escolas comuns como culinária, estudos familiares e dança por exemplo.

É legal entrar nos links e se informar melhor. Fui em 1990. Há um bom tempo atrás e os procedimentos atuais podem ter se modificado um pouco. Mas é uma alternativa viável para quem não tem muito dinheiro.

2) Help Exchange

O Help Exchange é uma lista online de entidades (fazendas orgânicas e não-orgânicas, albergues, navios, pequenos hotéis, etc.) que aceitam receber voluntários para ficar com eles e os ajudar em troca de comida e hospedagem. São locais em vários continentes - Austrália, Nova Zelândia, Europa, Canadá e Estados Unidos.

Helpex é considerado um fornecedor internacional de ajuda para intercâmbio cultural por temporada, especialmente para aqueles que estão de férias.

Eles em média pedem que você trabalhe 4 horas por dia em troca de hospedagem e alimentação. Alguns podem pedir que você trabalhe mais que isso, mas podem oferecer aulas de inglês ou outras línguas, uso da internet grátis, bicicleta, etc. Mas podem pedir que você trabalhe mais apenas para morar e comer também. É uma excelente ideia para aqueles que estão interessados em realmente conviver com as pessoas locias e aprender uma nova atividade ou até mesmo experimentar algo diferente. Que tal colher uvas ou alimentar animais? Eu não vivo em fazenda e nunca fiz isso. Deve ser uma experiência interessante.

O site tem uma área que procura acompanhantes para viagem também. Assim é também uma forma de fazer novos amigos internacionais e ter uma companhia para sua viagem.

Você deve se inscrever no site e troca informações com os interessados. É importante avaliar bem o que estão necessitando e sua disposição em ajudar. Se fazenda e bichos não é muito a sua cara, com certeza você vai sofrer para se adaptar.

Mas se não gosta de fazenda, não se preocupe, existem várias outras atividades. Veja essa por exemplo: Atividades Austrália. Eles oferecem uma casa perto do mar para que trabalhar 2 horas e meia por dia. Pode ser cozinhar, limpar, pintar, dar aulas de espanhol, etc. 

Ou que tal essa oportunidade na França de restaurar uma casa do século 15: Atividades França. Mega legal, não? Nesse caso você aprenderá atividades como carpintaria e trabalhos com pedras ensinadas por profissionais.  Eu super queria ir :-)

É importante frisar que você deve comprar sua própria passagem e levar algum dinheiro. E é ideal que faça um seguro para algum imprevisto.

3) Wwoof

Wwolf é uma organização parecida com a Help Exchange.  Entretanto, as siglas WWOOF significam Worldwide Opportunities On Organic Farms, ou seja "Oportunidades Mundiais em Fazendas Orgânicas".

Wwolf é um movimento internacional que liga voluntários com fazendeiros orgânicos para ajudar e aprender o estilo de vida orgânico. É uma experiência cultural e educacional.

Eu particularmente amo comida orgânica. Então amaria trabalhar com isso também. Essa experiência é oferecida em vários lugares do mundo.

Funciona da seguinte forma. Você trabalha em média de 4 a 6 horas por dia  e em troca da sua ajuda, eles oferecem hospedagem e alimentação. Você pode ser solicitado a plantar sementes, colher, fazer compostagem, alimentar animais, ordenhar, etc.

Você negocia com o interessado a duração da sua experiência na fazenda. 

Para quem gosta de ar livre, contato com  a natureza, é um ótimo meio de aprender ou melhorar seu inglês, fazer novos amigos e aprender uma atividade sustentável que você pode implantar na sua vida depois.

Bom, apesar de não ter experimentado pessoalmente essas duas últimas formas de viajar, aprender uma nova língua e conhecer pessoas, confesso que fiquei louca para ir. Com certeza vou me programar para experimentar uma delas. 

E você, teve alguma experiência diferente e interessante? Ou já foi em algum desses? Se sim, nos conte. É sempre legal compartilhar :-)

 

R$ 65 / h
Raquel F.
São Paulo / SP
Raquel F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Inglês para Concurso Certificações em Inglês English Conversation
Especialização: Marketing (Escola Superior de propaganda e marketing (ESPM))
Dou aulas de Inglês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil