Como escrever um artigo para SEO poderoso

Autor: Ramos J.
SEO
15/06/19
Geral MARKETING DIGITAL MÍDIAS DIGITAIS Inbound Marketing

Aprenda como escrever um artigo poderoso para aparecer no topo de sites de buscas, utilizando técnicas de SEO e Inbound Marketing.

Marketing Digital é muito mais que fazer anuncios em sites de busca e redes sociais. O Marketing de conteúdo é a construção do futuro do seu marketing digital.

Primeiro é preciso pensar na leitura rápida dos seus visitantes. Onde as principais mensagens de seu texto sejam fáceis de serem encontradas em uma leitura dinâmica.

 

Qual o tamanho que deve ter meu artigo para SEO?

O minimo ideal para um artigo ser bem indexado ao Google, deve ter pelo menos 550 palavras.

Analise os artigos publicados de seus concorrência e faça melhor que eles e tenho seu artigo melhor ranqueado no SEO.

Analise seus concorrentes utilizando a ferramenta Ubersuggest. Geralmente você pensa em um tema para artigo, suas palavras chaves. É uma pesquisa que se inicia antes de escrever seu artigo.

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Uma vez analisado seu concorrente veja:

  • Quantas palavras possuem o artigo de seu concorrente. Se forem 1000 palavras, escreva um artigo com 1600 palavras que seja melhor e mais completo que o seu concorrente.
  • Escreva um artigo mais completo possível.
  • Veja as palavras chaves utilizadas e as sugestões que o Ubersuggest oferece.

Não esqueça da leitura rápida para seus leitores. Colocando sempre em destaque a mensagem principal.

Use a abuse de sub-títulos. Eles são importantes peças chaves para melhor indexar seu artigo no Google. Observe que meus sub-títulos tem muito a palavra “artigo” e “SEO”. Que é meu objetivo.

Afinal: o conteúdo é o rei.

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

E não se esqueça: A chamada do seu artigo deve ser sempre um sub-título, aqui no WordPress como “Título 2” em em HTML <h2>.

Coloque links que levem a artigos que possam ser relevantes ao seu assunto, de preferência, que estão já publicados em seu site.

Lembre-se: Os robôs do Google valorizam o tempo em que seus visitantes ficam em seu site. Quanto maior o tempo, mais ele irá identificar que seu site é relevante e melhor irá posicionar seu site.

DICA: Coloque estes “Artigos relacionados” para abrir em outra janela. Mantendo seu visitante no seu artigo. Quanto mais tempo ele ficar em seu artigo melhor. Desta forma:

VAI GOSTAR: Estatísticas de SEO, novas regras do Google para 2019 e Automação de Marketing Digital

E não deve ficar apenas em um artigo relacionado ou relevante para quem está lendo, pode ser mais de um:

TAMBÉM VAI GOSTAR: Google lança nova atualização de seu algoritmo: o que muda no SEO do seu site?

A importância de Imagens para o SEO de seus conteúdos

Todo artigo tem uma capa. A capa de seu artigo também deve ter o título do artigo e textos com palavras chaves de seu artigo. 

Não apenas a capa, mas todas as imagens que utilizar em seu artigo.

Use e abuse de imagens. Principalmente de infográficos.

HACK PARA ESPALHAR SEU CONTEÚDO E GERAR BACKLINKS: Fez um infográfico bacana? Insira um código permitindo que as pessoas utilizam seu infográfico nos sites e redes sociais delas. Não esqueça que colocar seu site no infográfico. 

VAI GOSTAR:12 sites para criar Infográficos incríveis!

Yost SEO, o melhor plugin SEO para WordPress

Tem a versão gratuita, que infelizmente é a que uso, e a paga que é bem melhor, traz mais recursos.

Neste artigo não vou falar deste plugin, mas comente aqui se quiser que escreva um tutorial do mesmo(Observe que te chamei para fazer uma ação – no caso, fazer um comentário aqui neste artigo, conhecido como call-to-action.).

Utilize Call-To-Action em seus artigos

Se você vende, presta serviços e seu artigo é relacionado, insira sempre um Call-to-Action (chamada para uma ação) que pode ser desde comentar sobre o artigo, compartilhar nas redes sociais, assinar um newsletter, receber um e-book, tudo depende de seu objetivo final.

O meu aqui, é apenas ensinar. Então vou te convidar no máximo à comentar ou assinar nosso E-Zine.Principalmente se é um desenvolvedor. 

ESCREVA PARA A RAMOS DA INFORMÁTICA: Se você quer ser um autor de linguagens de programação, siga as dicas deste artigo seja um autor e ganhe autoridade. (Veja, uma nova chamada para uma ação). 

Conclusão

O artigo já passou das 800 palavras. Vou encerrar aqui, e fazer um video ensinando tudo o que foi mostrado e postar a seguir. E vou mostrar um pouco mais do plugin para WordPress Yost SEO e provavelmente terá conteúdo que não mencionei neste artigo. 

VÍDEO: Aprofundando em como escrever um artigo matador para SEO:

 

Tem mais: Reaproveite seu conteúdo

Você tem a obrigação de reaproveitar seu conteúdo. Afinal, existem diversos formatos de conteúdo:

  • Posts para Instagram.
  • Vídeo para Youtube e IGTV.
  • Podcast.
  • Webinário.
  • E-Book (Sim, seu conteúdo com o tempo pode virar um e-book)

Se você escreveu um artigo: “Os 10 mitos da Programação”, os principais pontos podem se transformar em posts no Instagram e IGTV mais profundo. Depois do Google o site de busca mais usado é o YouTube. Temos a distribuição de seu Podcast em vários locais, inclusive o Spotify. 

Somos criadores de conteúdos e plantadores de links.

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