Carreira Internacional - Como faço para começar?

Carreira internacional oportunidades internacionais inglês frances Negócios

É application, é personal statement, é "fio condutor": como entrar num mundo de vocabulário tão complexo?

Você - com certeza - conhece alguém que sonha em viver uma grande oportunidade internacional - em Paris, em Roma, em Nova Iorque, Istanbul, Dubai ou Xangai, certo?

Se não conhece, é bem prorável que essa pessoa seja você! 

Mas é tudo tão complicado! São termos muito difíceis e, muitas vezes, o cursinho ensina a gente apenas o óbvio: grammar, advanced listening, reading and comprehension e um writing que não passa do óbvio: um parágrafo e nada mais. E, gente, eu confesso: em turmas é muito difícil fazer uma leitura detalhada, completa e atenciosa que cada estudante merece. 

Às vezes tem até aula de currículo e entrevista de emprego! Mas é uma aula só e, de novo, nada mais! No máximo uma continuação daquele assunto que se resume na correção do homework e pronto. Aí chega na vida real e você se depara com tantas palavras difíceis: personal statement, motivation letter, star method response, competency-based interviews, application, résumé... Como entender isso tudo?

Requirements to Study in the USA For International Students - BAU

Eu te ajudo! Vamos a um pequeno glossário de termos para oportunidades internacionais: 

Encontre o professor particular perfeito

Application

É todo o formulário do processo seletivo. É ali onde você vai colocar seus dados, documentos e declarar toda a experiência pertinente àquela oportunidade. Às vezes são formulários exaustivos, então tenha bastante atenção ao preenchê-los. Às vezes são formulários tranquilos de se preencher, mas siga atenta de toda forma!  

Résumé

É uma palavra em francês - muitas vezes adotada no inglês - para dizer: CV, isto é, Curriculum Vitae. Este - o CV - é o nosso currículo profissional - muito diferente do currículo acadêmico estadunidense (ou o nosso grande e velho Lattes).

No Curriculum Vitae a gente descreve muito brevemente nossa formação acadêmica, cursos complementares e experiências de trabalho. Você também pode inserir experiências que julgar interessante, mas que dialoguem diretamente com a oportunidade que você está buscando. Por exemplo: quer trabalhar com sustentabilidade, mas só tem experiência como voluntária numa ONG de Clima? Isso vale também! Está começando na área de impacto social e fez um intercâmbio de jovens líderes? Só coloca isso no seu CV, por favor! 

Ah, não esquece que não pode passar de 2 páginas! E mais uma dica de ouro: adapte sempre que precisar! É para áreas artisticas, de design, onde a imagem importa? Faça um layout incrível! É para uma área mais "tradicional"? Ou vai passar por triagem de IA? Use um currículo convencional - é melhor pecar por ser precavida a perder a vez, né? Hehe. 

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

 

Motivation letter

É um documento utilizado para pleitear uma oportunidade - seja estudos ou trabalho, - mas deve ser escrita com base em planos para o futuro. Dito isso, você já sabe qual tempo verbal usar em inglês, correto? Haha. 

Aqui você descreve o que te motiva a entrar naquela organização, o que há de interessante ali que você pretende explorar ao ingressar, como você pretende aplicar suas habilidades e aprendizados, e o que você predende fazer com isso. Ou seja: plans.   

Geralmente a carta de motivação possui 3 a 5 parágrafos e cabe numa página A4.

Personal statement

Parece com uma carta de motivação (item anterior), mas tem uma pequena diferença: o objetivo aqui é se promover. É demonstrar-se como um ativo para aquela oportunidade. "Ativo" é um termo da economia (em inglês, "asset") que se refere a um elemento que agrega mais valor a um produto ou marca. Assim, vale se perguntar: como eu agrego valor nos lugares que eu ocupo? 

Ou seja, um personal statement é um documento utilizado para descrever-se como um candidato potencial a uma bolsa de estudos, admissão em uma universidade ou vaga de emprego. Aqui você explica quais são seus interesses, como eles se aliam à oportunidade que você está buscando e o que você pode oferecer em contrapartida.

Também 3 a 5 parágrafos e cabe numa página A4. 

Competency-based interviews

As entrevistas por competências são experiências muito ricas! Elas buscam identificar, por meio de perguntas sistemáticas, se você possui as características necessárias e para enfrentar determinadas situações e se os valores que você pratica e carrega dão match com os daquela organização.

Assim, competência é tudo aquilo que você exerce de "soft skill" no trabalho. Não é nada técnico, mas são habilidades fruto da socialização. Você sabe se comunicar bem? Ouvir as pessoas? Trabalhar em equipe? Liderar por exemplo? Essas são algumas competências interessantes quando se trabalha com pessoas. Se você trabalha com máquinas ou tudo que seja "não humano", você tem a famosa "strong attention to detail"? 

Vale investigar o que você traz de competência e os aprendizados de cada experiência que você já teve e usar tudo isso a seu favor - afinal de contas, é tudo parte de você <3.

Dica: geralmente as perguntas começam com "tell me about a time when...". E as respostas seguem o método STAR - bora ver a seguir?

Star method response

Por fim, assim como as entrevistas possuem métodos de perguntas, as respostas também! O método STAR consiste em 4 etapas para responder: situation, task, action, results. Aqui você precisa escolher UMA situação específica e contar de acordo com esses elementos. Resumidamente, é o seguinte:

  1. Situação: é o contexto sobre o que você vai contar. Ex.: era um trabalho numa indústria, e você estava num projeto complicado, cheio de frentes e uma liderança delicada. 
  2. Tarefa: é exatamente o que você deveria fazer naquela situação. Ex.: eu era responsável por preencher o estoque de mercadorias importadas. 
  3. Ação: é o que VOCÊ (sim, em caps lock para você não responder pela equipe - "a gente"). É o que VOCÊ FEZ, a ação que VOCÊ TOMOU. Use verbos aqui para descrever como você resolveu aquela questão. Ex.: eu gerenciei o estoque através do sistema, eu liguei para a aduana, eu comuniquei ao time a decisão que tomei sob pressão, etc, etc. 
  4. Resultados: é o desfecho da situação a partir da sua ação. Ex.: e com isso, a equipe conseguiu completar o estoque antes do natal e todos tivemos folga no dia seguinte.

Ao meu ver, o mais legal é que os resultados não precisam ser MARAVILHOSOS. Precisam ser reais. No caso de não ter bons resultados, adicione "learnings" e conte resumidamente os resultados que você obteve de cada situação. Vai brilhar, acredite!

"Tá, mas e agora que eu já sei tudo isso - como fazer, como colocar em prática? - e com excelência!"

Namoral? Você pode fazer sozinha! Com as instruções que te passei, tenho certeza de você e sua capacidade intelectual irão muito longe juntas! Cada estudante possui trajetórias muito próprias e apenas vocês podem contá-la com beleza e astúcia. 

Mas entendo que esses processos, muitas vezes, causam dúvidas, inseguranças e incertezas. Assim, ser acompanhada por uma professora - que, inclusive, possui experiências e entende esse processo de cabo a rabo - pode trazer tranquilidade e fortalecer a autoconfiança que, ao longo do processo, vai dando lugar ao medo que temos de tentar dar passos mais firmes adiante. 

Felizmente, eu me encaixo nesse perfil ✨ e estou totalmente à disposição para dialogar, orientar e mentorar cada estudante que desejar seguir nessa carreira internacional. Marca uma orientação comigo (veja a oferta no meu perfil) e me acompanhe nas redes sociais

 

Tchau!

Artigos similares