As diversas formas de ensinar e aprender
Por: Renan M.
15 de Dezembro de 2020

As diversas formas de ensinar e aprender

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio Resolução de problemas

As diversas formas de ensinar e aprender matemática.

 

 

A disciplina de Matemática é vista pela maioria dos alunos como algo muito difícil. Isto se deve, principalmente, pela postura “tradicional” que os professores assumem, exigindo uma formalidade excessiva dos alunos e consequentemente as aplicações práticas do conteúdo são esquecidas. Nota-se que quem rejeita a matemática é, geralmente, devido à inabilidade em utilizá-la e a falta de interesse por se achar incapaz de conseguir compreendê-la. Cabe a nós, professores, tornar a matemática algo simples, objetivo e mais próximo da realidade dos alunos para que estes não pensem que matemática são apenas números e cálculos sem ligação nenhuma com o mundo ao seu redor.

“A matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais cidadãos devem se apropriar”. A

Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização de seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente. “(PCNs Matemática 2001, pág.19)

 

As atividades lúdicas são vistas como uma possibilidade para que a curiosidade, a criatividade, o autoconhecimento dos alunos cresçam. Os jogos, planejados convenientemente, possibilitam aulas mais interessantes e dinâmicas sendo eficaz para a construção do conhecimento matemático. Além disso, traz motivação para os alunos aprenderem o conteúdo da disciplina incentivando seu envolvimento no processo de ensino e aprendizagem, já que pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

“Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.” (BORIN, 1996  pag.9)

O professor deve incentivar a participação dos alunos nas aulas lúdicas, mas deixar claro para que eles não pensem que vão à escola somente brincar. Deste modo, os alunos verão as aulas de matemática como uma atividade prazerosa de aprendizagem e não como ainda é vista em muitas escolas: aulas repetitivas e de memorização.

 

 

Outra forma de trabalhar os conceitos matemáticos em sala de aula é através da resolução de problemas. Ao se deparar com uma situação-problema envolvendo conhecimentos matemáticos, o aluno desenvolverá diversas capacidades, tais como: ler, interpretar, raciocinar, escolher estratégias, estudar a solução encontrada, entre outras. De acordo com George Polya (2003), a resolução de problemas possui quatro etapas:

 

 

  • Compreensão do problema
  • Elaboração de um plano
  • Execução do plano
  • Verificação dos resultados

Desta forma, os alunos não estarão decorando os conceitos matemáticos, mas trabalhando-os em cada etapa da resolução do problema e desenvolvendo o raciocínio lógico. Assim, como estarão aprendendo por si mesmos os conceitos ficarão mais claros. O professor não deve resolver o problema, mas exercer o papel de mediador neste processo, estimulando os alunos a solucioná-lo e a interagir com os colegas para que possam discutir as estratégias adotadas ao resolver o problema.

“Ensinar a resolver problemas é uma tarefa mais difícil do que ensinar conceitos habilidades e algoritmos matemáticos, não é um mecanismo direto de ensino, mas uma variedade de processos de pensamentos que precisam ser cuidadosamente desenvolvido pelo aluno com o apoio e incentivo do professor.” (DANTE, 2002, pág. 30).

 

A História da Matemática também pode ser abordada como um valioso recurso didático em sala de aula. A Matemática está presente nas atividades humanas desde a Antiguidade e foi se desenvolvendo com o passar dos tempos e de acordo com as necessidades humanas. Os educandos conhecerão os motivos da criação dos cálculos e fórmulas estudados em sala de aula, e, além disso, perceberão que para tal criação houve um processo de pesquisa, discussão de ideias, erros e acertos, e finalmente, a demonstração destas fórmulas e teoremas estudados em matemática. A História da Matemática pode dar mais sentido em o porquê de aprender os conhecimentos e ferramentas utilizados no contexto da matemática escolar despertando o interesse nos alunos em aprender.

Segundo D’Ambrósio (1997, p.113), “somente através de um conhecimento aprofundado e global de nosso passado é que poderemos entender nossa situação no presente e, a partir daí, ativar nossa criatividade com propostas que ofereçam ao mundo todo um futuro melhor”.

 

            Além de estimular uma maior interação entre o corpo docente da escola, a utilização de atividades interdisciplinares em sala de aula também pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz e significativa da Matemática.  Estas atividades exigem um bom planejamento e cabe aos professores colocá-las em prática integrando a matemática as outras disciplinas, trabalhando de forma sistematizada. O professor deve mostrar aos educandos a importância da matemática nas mais diversas áreas, como por exemplo, nas artes, nas ciências, no corpo humano, entre outros. Com isso, eles concluirão que a matemática não está isolada das outras matérias escolares, e de certa forma sentirão a presença de conteúdos matemáticos nas áreas que possuem mais afinidades. Esta forma de ensinar matemática gera mais oportunidades no processo de ensino-aprendizagem, pois estabelece os elos da matemática com as outras áreas.

 

            O ensino de matemática é muito complexo, pois ainda não há um único método ideal para transmitir o conhecimento matemático aos alunos. Após uma análise mais aprofundada sobre o perfil dos educandos e um maior convívio com os mesmos, cabe ao educador encontrar a melhor estratégia de ensino-aprendizagem procurando diversificar as aulas para não torná-las monótonas e rotineiras.

 

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