Formação e Prática Docente
Por: Renan M.
15 de Dezembro de 2020

Formação e Prática Docente

Pedagogia Ensino Fundamental

Formação e Prática Docente

 

 

            Historicamente, nota-se que a sociedade está constantemente sofrendo mudanças em todos os aspectos: econômico, político, social e cultural. Essas mudanças implicam na adaptação da educação às novas exigências da sociedade, assim como as relações humanas dentro das escolas. As recentes mudanças sociais, como o surgimento dos direitos trabalhistas, aumento do número de profissões, concorrência entre diversas faixas etárias, ocasionaram em uma maior necessidade de especialização, portanto as escolas tendem a ser objetivadas às universidades, para atender a crescente demanda de  especialização.

Atualmente, a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis a um grande número de pessoas. O avanço da tecnologia de informação causará mudanças no modo de produção e na divulgação do conhecimento. A tecnologia pode abrir novos horizontes e ampliar as fontes em busca do conhecimento, eliminando barreiras que existiam no passado. Em consequência deste fato, o processo de ensino e aprendizado sofrerá mudanças, principalmente o papel desempenhado pelos educadores. Assim, tem-se a concepção de que para exercer a prática docente é essencial uma diversidade de conhecimentos, habilidades e estratégias para ministrar aulas, transmissão de ideias, criatividade, entre outros.

A carreira docente é considerada bastante árdua exigindo dos docentes a coragem, o comprometimento e muita responsabilidade, já que são responsáveis pelo futuro da nação e formação dos cidadãos. São profissionais de grande importância no mundo atual, já que todas as profissões das mais diversas áreas necessitam da ajuda e dedicação dos mesmos, apesar de a sociedade vê-los como profissionais em crescente desvalorização, não dando a devida importância ao papel que exercem na sociedade.

 

No sistema educacional, há uma grande separação entre a teoria e prática, além de um excesso na valorização dos conhecimentos específicos a serem ensinados. Isto de certa forma gera impactos na formação inicial docente, tornando o professor limitado a esta crença, e consequentemente, não desenvolvendo o lado crítico e reflexivo do processo de ensino-aprendizagem.

 

A formação e prática docente é objeto de estudo de diversos pesquisadores, cujo objetivo é obter melhoras na educação. A formação profissional de docentes é essencial para compreender a continuidade das etapas do processo de aprendizagem e prepará-los para os novos caminhos da prática pedagógica, já que ensinar não se deve limitar apenas à transmissão do conhecimento. Ensinar é despertar o potencial que cada aluno possui nas mais diversas áreas, dentro de suas habilidades e valores pessoais, sendo o professor peça vital e de extrema importância neste processo. É responsável em guiar o aluno em cada etapa da aprendizagem e orientá-lo a seguir os melhores caminhos. Desempenhar esta função só é possível, se o educador for um profissional reflexivo e estimulador da participação dos educandos, possibilitando tornarem-se cidadãos com senso crítico e atuantes em relação ao sistema no qual estão inseridos.

 

O lado reflexivo da prática docente possibilita ao professor rever suas metas, suas estratégias, suas metodologias, suas conquistas e na construção de novos conhecimentos que posteriormente serão transformados em ações. Além disso, haverá uma superação limites após uma reflexão profunda sobre os resultados obtidos anteriormente. A prática reflexiva também estimula uma maior interação entre o corpo docente da escola através de reuniões pedagógicas, troca de experiências, apresentações sobre boas práticas visando um maior envolvimento do aluno na aprendizagem.

Considera-se o processo de formação docente algo contínuo, pois o educador é formado e moldado durante o cotidiano profissional. Deste modo, conclui-se que para desempenhar a função de educador deve-se levar em consideração o aprendizado com as experiências adquiridas durante a docência, além do conhecimento adquirido. O professor deve se tornar um pesquisador e não se satisfazer com apenas executar o conteúdo curricular obrigatório.

Os problemas referentes à formação de educadores superam os encontrados em sala de aula. Tais problemas estão ligados com condições sociais e politicas. Há um grande distanciamento entre a formação inicial de professores dos cursos de licenciaturas e a realidade da educação brasileira. O ideal seria uma formação mais próxima das condições atuais da educação para que o professor ao se deparar com este ambiente se sentir mais seguro e confiante, pois assim será capaz de colocar em prática as teorias estudadas em seu curso de formação.

O professor não é valorizado e nem incentivado pelo Estado, não existindo propostas que melhorem a condição do professor no Brasil. Além disso, há um projeto político de formação de professores nos cursos de formação inicial de professores. Necessita-se de uma reforma no sistema educacional, pois, atualmente, percebe-se um grande desgaste do sistema atual e das propostas curriculares. Além disso, o Estado deveria investir mais na área educacional através de projetos educacionais que proporcionariam um melhor aprendizado aos alunos e valorização do professor pelo árduo trabalho que realiza tornando a carreira mais docente mais atraente.

R$ 50 / h
Renan M.
Araras / SP
Renan M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: MATEMATICA (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Sou professor de Matemática, Cálculo
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil