Siim !!! É possível aprender matemática e etc!
Por: Renan V.
06 de Março de 2018

Siim !!! É possível aprender matemática e etc!

Minha história diante das matérias de exatas e como eu perdi o medo e passei a amá-las

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Concursos Ensino Superior Reforço Escolar Resolução de problemas Geral Pré-Vestibular Básica Cursinho

Meu nome é Renan, tenho 27 anos, e há 8 anos estava passando por uma grande luta em minha vida! Como entender matemática, física e outras matérias que envolviam números. Durante o ensino fundamental e médio, eu sempre apreciava matérias de humanas, como História e Geografia, em que ficava horas lendo livros, vendo filmes e documentários, e pouco me interessava em cálculos e números. Naquela altura, eu pensava fazer História ou Filosofia, mas não porque eu realmente queria, mas sim por comodismo em não enfrentar os meus medos em relação a exatas. Achava sem sentido Baskara, Probabilidade e Estatística me deixava assustado, pois envolvia raciocínio lógico em que eu não tinha (risos). Eis que um dia o desespero apareceu.

Depois de ter concluído o ensino médio, fiquei 2 anos sem estudar, devido ao serviço obrigatório militar, no fundo não me prejudicou, foi necessário ter um período de reflexão para decidir que carreira eu gostaria de seguir em minha vida. Eis então aos 20 anos, concluí que seria Engenharia Civil, por ter membros da minha família que eram engenheiros e naquele instante era o curso mais disputado no Brasil. Então decidi focar e buscar ingressar em uma Faculdade de Engenharia.

Como conseguir entender matemática depois de 20 anos só lendo matérias específicas de humanas? Como sair da inércia e acreditar que é possível aprender e entender tantos números do zero?

Foi a principal pergunta que eu fazia durante aquele período.

Então me vi obrigado a aprender de qualquer jeito caso eu quisesse me tornar Engenheiro. 

Foi em 2011, há 7 anos, que resolvi encarar a matemática e física de frente. Comprei livros e comecei, todos os dias, a fazer exercícios, mesmo que eu não conseguisse acertar um, pelo menos, eu já acreditava que era possível. Depois de alguns meses, tentando fazer exercícios e mesmo não conseguindo acertar sequer um exercício, minha forma de raciocinar foi evoluindo. Passei então a ter, aos poucos, facilidade em entender qualquer coisa que envolvia números. Não foi fácil, brigava diretamente com os livros quando eu via que não conseguia entender a teoria e muito menos os exercícios (risos), mas depois de um tempo, já não tinha mais medo da matemática, física, química, entre outros.

Foi então no ano seguinte, 2012, que eu senti que já tinha condições de me preparar muito mais para os vestibulares de Engenharia. Já tinha domínio básico e intermediário em qualquer matéria de exatas, só precisava aprofundar cada vez mais. E Logo depois de tanto persistir e acreditar que seria possível, consegui passar em uma Universidade que eu gostaria muito de estudar e assim iniciei o curso de Engenharia Civil, em São Paulo. 
Naquela altura, na universidade, as matérias que eu mais tirava de letra eram cálculos (do 1 a 4) e físicas (do 1 a 3), e via o quanto o cursinho foi importante para mim, pois me trouxe muita base em Exatas, enquanto via muitos amigos meus sofrendo por conceitos básicos e viam tirar dúvida comigo na faculdade dessas matérias. Eu mesmo explicava para eles como tinha sido minha trajetória com as Exatas e eles gostavam de me ouvir e corriam atrás de querer aprender mais.

Atualmente, sou engenheiro civil formado, tenho não só domínio por matérias que envolve engenharia, como também vivo de Mercado Financeiro, aulas particulares e leciono no Senac, o curso de Revit e Autocad.
E sim, reforço a TODOS: " Siim !!! É possível aprender matemática e etc!". Há 10 anos jamais saberia onde eu estaria e do que eu viveria. Hoje minha vida gira em torno de números e vejo tudo que envolve números com muita paixão.

O que posso sugerir a todos de como conseguir aprender uma matéria, ainda mais se você tem fobia dela, é começar a dizer que é capaz de entender e que acertará o exercício. Por mais balela que isso pode parecer, eu fazia isso, quando comprei os livros de matemática e física, durante as férias de junho de 2011, eu acordava cedo e começa a olhar no espelho e repetia frases de afirmação, eu achava estranho no início, MAS PORQUE EU QUERIA APRENDER DE QUALQUER JEITO. Dizia sempre "Hoje vou fazer 10 exercícios de cada capítulo, e por mais difícil que seja vou dar o meu máximo e vou conseguir entender a matéria!". Depois de 2 semanas, já comecei a ver muito resultado. Então passei a acreditar que seria possível estudar e aprender, e assim, fui cada vez mais me empolgando e no final de 2 anos de estudos muito forte, o resultado veio.

Quero dizer a todos aqueles que lê esse artigo, que sim, se você quer tanto algo na sua vida, não importa a dificuldade que seja, você consegue!!

R$ 100 / h
Renan V.
São Paulo / SP
Renan V.
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia Civil (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Aprenda comigo Excel, Arquitetura
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil