Leitura passo a passo - Como ler obras "clássicas"
Por: Renata G.
16 de Abril de 2015

Leitura passo a passo - Como ler obras "clássicas"

Literatura Escolas Literárias

 O termo "Clássico" possui vários significados. No estudo literário, "Clássico" refere-se a tudo que é produzido no mundo antigo, ou seja, na Grécia e Roma Antiga. Entre muitas obras, podemos destacar Ilíada e Odisseia de Homero. Há uma retomada do termo e da literatura clássica no fim da Idade Média, onde as obras são inspiradas no mundo Helênico, um grande exemplo é Os Lusíadas de Camões.

 Porém, seguirei o significado mais amplo do termo "clássico": aquilo que se mantém através do tempo. Por isso, abordarei obras das mais diversas escolas literárias, mas, antes de começarmos, vou apresentar um pequeno guia que utilizo para entender melhor as obras.

 

Antes da leitura

1 - Autor

Antes de qualquer coisa, faço uma pesquisa rápida sobe quem é o autor do livro, procuro saber quais são as suas influência e o que o motivou a escrever a obra. Essas informações são muito importantes, pois entendendo o ponto de vista do autor, conseguimos compreender a obra.

 

2 - Época escrita

A segunda coisa a se pesquisar é o contexto histórico. Tente entender o que acontecia durante o período em que o livro foi escrito. Como as obras clássicas normalmente são muito antigas, não conseguimos nos situar e isso torna a leitura mais difícil. Quanto mais você pesquisar, mais fácil será a leitura.

 

Durante a leitura

 

1. Narrador

Identificar o narrador é o ponto chave para compreender toda a obra. É ele que dará o ponto de vista de todo que será apresentado. Faça as perguntas básicas: Quem conta a história? Ele(a) é um personagem ou só conta algo? É confiável? Responder essas perguntas pode mudar toda sua interpretação em relação à obro.

 

2. Época

Nem sempre a época da narrativa concorda com a época em que o livro foi escrito. Precisamos presta muita atenção nisso! Em que época se passa a história contada? Faça uma pequena pesquisa sobre ela.

 

3. Protagonista

Preste atenção no protagonista da história e como ele se comporta. Algumas vezes nos deparamos com anti-heróis, ou seja, personagens que não seguem o que chamamos hoje de "politicamente correto" mas mesmo assim nos cativam. A infância (se for contada), a ocupação, a forma como se comporta e trata os outros personagens, tudo é importante.

 

4. Tema

Após terminar a obra reflita e tente encontrar o tema central da obra. Caso você não consiga destacá-lo, é porque não compreendeu a história. Pesquisar mais a respeito da obra e relê-la pode ser necessário. Lembre-se, o que conta aqui é entender o máximo possível e não colocar mais livro na lista dos lidos, leia com calma e volte sempre que não entender algo.

 

Após a leitura

 

1. Resenha

Eu particularmente gosto de ler resenhas apenas após a leitura. Elas mostram o ponto de vista de outros leitores e podem nos ajudar a entender melhor alguma coisa que "passou batido". 

 

Boa leitura!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil