Metodologias científicas e metodologias de ensino
Por: Reni S.
03 de Julho de 2020

Metodologias científicas e metodologias de ensino

Fazer científico e a transmissão do saber

Pedagogia metologia científica Didática ciência

O intuito desse artigo é apresentar e reforçar a relação existente entre as metodologias científicas e as metologias de ensino, para que não haja dissociação entre o fazer científico e o fazer didático, bem como realizar uma breve discussão do papel do professor diante da relação ciência-saber.

Inicialmente, é importante destacar que a ciência é composta por vários conjuntos de conhecimentos de inúmeras áreas, onde cada uma com suas comprovações ou teorias desenvolvidas, passam pelos princípios estabelecidos em cada área individualmente, e com sua própria base de métodos científicos.

Segundo Nunes (1993) também deve ser levado em consideração a concepção de ciência como um processo de conhecimento socialmente construído, que leva em consideração as especificidades das metodologias científicas e as suas respetivas metodologias de ensino. Ela explica que o saber precede a ciência, uma vez que ela é constituída pelo saber e no saber acumulado que é transmitido social e culturalmente. Assim, fica mais evidente que a ideia de ciência é um processo, sendo assim, a produção e a apropriação do saber são categorias do conhecimento que se aproximam.

Esta mesma autora afirma que (p. 57)

 (...) metodologias científicas especiais e suas respetivas metodologias de ensino estão em função do método filosófico de conhecimento que as direciona. Nesse caso, se as diferentes metodologias de ensino se encontram na forma metodológica geral de aprender uma concepção de um mundo e sociedade, a sua especificidade se realiza nessa mesma medida, ou seja, a partir das diferentes óticas das áreas do conhecimento científico.

Isso nos indica que para cada ramo do conhecimento é necessário corresponder uma metodologia de ensino, porém existe uma lógica que comanda a percepção da realidade pela inteligência, essa lógica é que determina a forma pela qual se dá a conexão entre a ciência e o saber (Wachowicz, 1988).

A partir dessas reflexões, é perceptível que o professor, como um dos porta vozes do conhecimento científico, precisa ter plena consciência da sistematização necessária para se fazer ciência e, com isso, deve adaptar essas perspetivas para a transmissão do saber.

Os professores e demais profissionais da área de educação precisam ter conhecimento científico mais alargado para conseguir implementar em sala de aula novas dinâmicas para se fazer chegar a aprendizagem efetiva dos alunos, uma vez que a ciência não está dissociada do ensinar, ter método e conhecimentos de metodologia científica são muito importantes para que se possa compreender a concepção dos saberes que este professor está a transmitir para os seus alunos.

 

Caso você tenha chegado até esta parte do artigo, acredita e/ou é entusiasta da relação próxima entre a ciência e o saber, não deixe de comentar e marcar que gostou.

Desde já, agradeço a atenção de todos

 

REFERÊNCIAS:

Nunes, M. F. (Jan./Dec. 1993). As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. Educ. rev.  no.9 Curitiba.

Wachowicz, L. A (1988). O Método dialético em Didática. Tese (Professor Titular) -DMTE- Setor de Educação- Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

 

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