Meu nome é Rhamayana e sou formada em Licenciatura em Letras: Português-Literaturas pela UFRJ. Fui pesquisadora/bolsista pela CNPq e FAPERJ durante a graduação na área de literatura brasileira contemporânea e teoria literária.
Acredito que a língua não é um instrumento, no sentido secundário da questão. A língua é matéria a ser manipulada. Nesse sentido, um dos objetivos principais como professora é comprovar o quanto já sabemos gramática! Basta um empurrãozinho para sistematizar todo o conhecimento aos alunos.
A minha metodologia de ensino de língua portuguesa é baseada na Gramática de 3 …
Meu nome é Rhamayana e sou formada em Licenciatura em Letras: Português-Literaturas pela UFRJ. Fui pesquisadora/bolsista pela CNPq e FAPERJ durante a graduação na área de literatura brasileira contemporânea e teoria literária.
Acredito que a língua não é um instrumento, no sentido secundário da questão. A língua é matéria a ser manipulada. Nesse sentido, um dos objetivos principais como professora é comprovar o quanto já sabemos gramática! Basta um empurrãozinho para sistematizar todo o conhecimento aos alunos.
A minha metodologia de ensino de língua portuguesa é baseada na Gramática de 3 eixos:
I. A gramática pode ser uma atividade que reflete sobre si mesma. Dessa forma, as nomenclaturas tradicionais se tornam compreensíveis e saímos da mera memorização.
II. A relação entre texto e gramática é essencial para o aprofundamento dos sentidos (produção e compreensão de textos).
III. A gramática tradicional não abdica de normas/variedades.
Em relação à literatura, as aulas estabelecem relações entre forma, conteúdo e contexto social.