Takt Time
Por: Ricardo T.
29 de Abril de 2019

Takt Time

Engenharia Lean Manufacturing Produção PCP

Olá amigos! Quem trabalha em indústria sabe que a demanda do cliente pode variar muito. E quando isso acontece o que devemos fazer para evitar desperdícios em nossos processos e ao mesmo tempo proteger a entrega do cliente? Uma das coisas a se fazer é encontrar e trabalhar com o Takt Time.

Compartilho hoje uma breve descrição sobre Takt Time, um cálculo simples, mas muito importante para o balanceamento do processo, garantindo a entrega para o cliente.

 

TAKT TIME

É um cálculo realizado para encontrar o ritmo necessário de produção, onde o tempo de produção disponível é dividido pelo número de unidades a serem produzidas (demanda do cliente).

A palavra alemã takt refere-se ao compasso de uma composição musical, tendo sido encontrada no Japão com o “sentido de ritmo de produção”.

Em outras palavras, o takt time é o tempo determinado que você precisa produzir, nem a mais e nem a menos. Uma velocidade de produção mais rápida que o takt time pode gerar estoque, enquanto que uma velocidade mais lenta pode gerar atraso nas entregas e problemas com o cliente.

 

Cálculo

Como vimos anteriormente, o takt time é encontrado pelo seguinte cálculo:

Para um melhor entendimento demonstro um exemplo abaixo:

Uma empresa trabalha 20.000 segundos por dia e a demanda do cliente é de 500 unidades por dia, logo: takt time = 20.000/500 = 40 segundos.

Após encontrado o takt time, o mesmo deve ser analisado comparando-o com todas as etapas do processo. Todas as etapas do processo de produção devem ser mais rápidas ou iguais ao takt time, caso contrário existirá atrasos em sua entrega. É muito importante utilizar uma tabela de dados e gráficos para que o estudo do takt time seja feito. Abaixo, apresento um outro exemplo comparando as operações 10, 20, 30 e 40 da mesma empresa com o takt time encontrado.

Note que as operações 10, 20 e 40 atendem ao takt time, mas é necessário uma readequação na operação 30, pois o tempo da mesma não atende a demanda do cliente. Uma sugestão é a realização de kaizens a fim de eliminar os desperdícios existentes.

Importante: sempre que a demanda sofrer alterações é necessário recalcular o takt time e re-balancear o seu processo, evitando assim problemas com o cliente ou desperdícios.

Benefícios de calcular e utilizar o takt time:

  • Permite um ritmo estável de produção;
  • Permite uma melhor utilização da mão de obra e dos equipamentos;
  • Permite uma programação da produção mais assertiva;
  • Ajuda a evitar a superprodução (estoques);
  • Incentiva o trabalho padronizado;
  • Pode-se utilizar como referência para medir desempenho.

Enfim, espero ter contribuído com vocês apresentando um pouco do meu conhecimento sobre Takt Time.

Abraço a todos.

Eng. Ricardo Tessari

www.ricardotessari.com.br

R$ 40 / h
Ricardo T.
Campinas / SP
Ricardo T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Engenharia de Controle e Automação (UNIP - Universidade Paulista)
Engenheiro especialista em lean manufacturing com experiência como instrutor e com 19 anos de prática em empresas nacionais e multinacionais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil