Takt Time
Ricardo T.
em 29 de Abril de 2019

Olá amigos! Quem trabalha em indústria sabe que a demanda do cliente pode variar muito. E quando isso acontece o que devemos fazer para evitar desperdícios em nossos processos e ao mesmo tempo proteger a entrega do cliente? Uma das coisas a se fazer é encontrar e trabalhar com o Takt Time.

Compartilho hoje uma breve descrição sobre Takt Time, um cálculo simples, mas muito importante para o balanceamento do processo, garantindo a entrega para o cliente.

 

TAKT TIME

É um cálculo realizado para encontrar o ritmo necessário de produção, onde o tempo de produção disponível é dividido pelo número de unidades a serem produzidas (demanda do cliente).

A palavra alemã takt refere-se ao compasso de uma composição musical, tendo sido encontrada no Japão com o “sentido de ritmo de produção”.

Em outras palavras, o takt time é o tempo determinado que você precisa produzir, nem a mais e nem a menos. Uma velocidade de produção mais rápida que o takt time pode gerar estoque, enquanto que uma velocidade mais lenta pode gerar atraso nas entregas e problemas com o cliente.

 

Cálculo

Como vimos anteriormente, o takt time é encontrado pelo seguinte cálculo:

Para um melhor entendimento demonstro um exemplo abaixo:

Uma empresa trabalha 20.000 segundos por dia e a demanda do cliente é de 500 unidades por dia, logo: takt time = 20.000/500 = 40 segundos.

Após encontrado o takt time, o mesmo deve ser analisado comparando-o com todas as etapas do processo. Todas as etapas do processo de produção devem ser mais rápidas ou iguais ao takt time, caso contrário existirá atrasos em sua entrega. É muito importante utilizar uma tabela de dados e gráficos para que o estudo do takt time seja feito. Abaixo, apresento um outro exemplo comparando as operações 10, 20, 30 e 40 da mesma empresa com o takt time encontrado.

Note que as operações 10, 20 e 40 atendem ao takt time, mas é necessário uma readequação na operação 30, pois o tempo da mesma não atende a demanda do cliente. Uma sugestão é a realização de kaizens a fim de eliminar os desperdícios existentes.

Importante: sempre que a demanda sofrer alterações é necessário recalcular o takt time e re-balancear o seu processo, evitando assim problemas com o cliente ou desperdícios.

Benefícios de calcular e utilizar o takt time:

  • Permite um ritmo estável de produção;
  • Permite uma melhor utilização da mão de obra e dos equipamentos;
  • Permite uma programação da produção mais assertiva;
  • Ajuda a evitar a superprodução (estoques);
  • Incentiva o trabalho padronizado;
  • Pode-se utilizar como referência para medir desempenho.

Enfim, espero ter contribuído com vocês apresentando um pouco do meu conhecimento sobre Takt Time.

Abraço a todos.

Eng. Ricardo Tessari

www.ricardotessari.com.br

Campinas / SP
Graduação: Engenharia de Controle e Automação (UNIP - Universidade Paulista)
5S Engenharia - Manufatura Enxuta Engenharia - VSM Engenharia - OEE Engenharia - Resolução de problemas Engenharia - Gestão Visual Engenharia - Trabalho Padronizado
Engenheiro Especialista em Lean Manufacturing com experiência como instrutor e com 14 anos de prática em empresas nacionais e multinacionais.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ricardo T. Whatsapp do professor Ricardo T. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil