A conclusão da redação dissertativa-argumentativa.
Por: Roberto R.
23 de Setembro de 2019

A conclusão da redação dissertativa-argumentativa.

Como fazer uma conclusão notável no texto dissertativo-argumentativo

Redação Como fazer uma boa redação Assuntos que mais caíram no ENEM Vestibular Correção de redação Aulas Particulares Aulas De Reforço

O texto dissertativo-argumentativo é uma amarração de ideias, que começa pelo tópico frasal, se constitui no primeiro parágrafo propondo uma tese a qual é defendida no desenvolvimento da redação. Então a conclusão arremata a ideia da introdução através de uma intervenção para o problema em questão. Lembre-se: dissertar é argumentar direcionando o pensamento do leitor para um propósito objetivo, seja uma critica ou opinião, mas sempre deixando clara a sua posição, e lógico, a proposta de intervenção para o problema levantado pela tese.

A conclusão deve ser resumida em apenas um parágrafo. Deve-se ter o cuidado de não acrescentar novas informações.

Existem várias formas de conclusão, como a dedução e síntese, por exemplo, mas não serão objetos de estudo no momento. Será abordada apenas a conclusão por intervenção.

Proposta de Intervenção

A técnica utilizada na conclusão do texto do ENEM é a proposta de intervenção social em cima do problema discutido. A intervenção não é apenas dar uma solução, mas é o ato de tomar parte em uma discussão, emitindo opiniões ou contribuindo com ideias.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil