Início, meio e fim do texto dissertativo
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Por: Roberto R.
25 de Setembro de 2019

Início, meio e fim do texto dissertativo

Redação Geral Correção de redação Vestibular Aulas Particulares Ensino Médio

O TÓPICO FRASAL

O tópico frasal representa a ideia principal do parágrafo. Ela provém de um esforço do pensamento em direção ao objetivo que o autor deseja atingir com sua redação. Geralmente se constitui de uma frase de efeito na qual existe uma síntese do tema, contudo é indicativa do assunto. Deve estar contextualizada através da técnica da delimitação, pois faz parte da tese em que o autor irá desenvolver ainda no primeiro parágrafo, para depois defendê-la no segundo parágrafo em diante. Às vezes o tópico frasal pode representar todo o parágrafo.

INTRODUÇÃO

 A introdução do parágrafo é sequência do tópico frasal. Existem várias formas de construção do primeiro parágrafo, conforme mostramos no capítulo à parte. Porém ressaltamos a necessidade de um bom arranjo nesta fase através da consistência das ideias na proposição da tese, pois é agora que o pensamento deve projetar uma crítica ou opinião de forma clara e precisa.

DESENVOLVIMENTO

 Na introdução dissemos que houve a proposição de uma tese, então, há que se defendê-la. O desenvolvimento é construído por argumentos objetivos, citações de outros autores, fatos extraídos da mídia e tudo o que ajudar na composição da defesa da tese. Alertamos para o cuidado com a utilização do senso comum, que é aquilo que todos já sabem e não acrescenta nada de novo, aliás, prejudica a originalidade do texto.

CONCLUSÃO

 O texto é uma amarração de ideias que começa pelo tópico frasal, se constitui no primeiro parágrafo propondo uma tese que é defendida no desenvolvimento da redação. Contudo a conclusão arremata as ideias através da sugestão, ou de uma solução para o problema em questão. Lembre-se: dissertar é argumentar direcionando o pensamento do leitor para um propósito, seja uma crítica opinião ou intervenção social, mas sempre deixando clara a sua posição, e lógico, a solução do problema levantada pela tese.

 A maioria dos alunos do ensino médio tem a tendência de fazer a conclusão de sua dissertação de maneira subjetiva, sem finalidade que seria o caráter objetivo da análise feita pelo texto.

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