Encadeamento textual
Por: Roberto R.
25 de Setembro de 2019

Encadeamento textual

Redação Como fazer uma boa redação Correção de redação Aulas De Reforço Aulas Particulares Ensino Médio Assuntos que mais caíram no ENEM

Estruturação dos parágrafos

Parágrafo é uma unidade de texto construído por frases, orações e períodos que compõem uma ideia central, a qual se ligam ideias secundárias. Há várias formas de desenvolvimento dos parágrafos, já vistas em capítulo anterior, contudo deve-se cuidar da articulação entre um parágrafo e outro.

Estruturação dos períodos

Período é a frase organizada em oração ou orações. Pode ser: simples, quando constituído de uma só oração. Composto, quando formado de duas ou mais orações. O período termina sempre com uma pausa bem definida, que se marca na escrita com ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências e, algumas vezes, com dois pontos. (Cunha, Celso Ferreira – Nova gramática do português contemporâneo 7ª ed.)

Dê preferência a períodos curtos e concisos. Eles são formados por duas ou mais orações para que expressem as ideias de maneira completa.

Referenciação

As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou expressões metadiscursivas. (Redação no ENEM 2016, CARTILHA DO PARTICIPANTE)

 

Sinonímia:

Relação de sentido entre palavras da mesma categoria gramatical, que podem ter o mesmo ou quase o mesmo significado.

 Antonímia:

Propriedade de duas formas linguísticas (prefixos, palavras, frases ou até mesmo textos) estabelecerem relação de oposição de sentido.

 Hiponímia:

Na estruturação do vocabulário, subordinação de um termo de sentido mais específico a outro, de sentido mais genérico. Por exemplo, gato está em relação de hiponímia com felino.

 

Hiperonímia:

Relação que se estabelece entre um vocábulo de sentido mais genérico e um outro de sentido mais específico a que pode ser associado, como ocorre, por exemplo, entre árvore e outros vocábulos, como ipê, mangueira, eucalipto etc.

Expressões resumitivas:

As expressões resumitivas, no âmbito do encapsulamento anafórico e da construção de sentido, são um recurso coesivo constituído por um sintagma nominal (demonstrativo e um nome núcleo) que sinaliza a retomada de uma porção textual anteriormente descrita (CONTE,2003) e, ao mesmo tempo, essas expressões podem funcionar como uma poderosa estratégia textual de construção de sentidos e progressão temática.

Expressões metafóricas:

Metáfora- figura de linguagem em que uma palavra que denota um tipo de objeto ou ação é usada em lugar de outra, de modo a sugerir uma semelhança ou analogia entre elas; translação (por metáfora se diz que uma pessoa bela e delicada é uma flor, que uma cor capaz de gerar impressões fortes é quente, ou que algo capaz de abrir caminhos é a chave do problema); símbolo.

Expressões metadiscursivas:

Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.  Eles relacionam segmentos textuais de qualquer extensão (períodos, parágrafos, sequências textuais ou porções maiores do texto) e contribuem para a interpretação do enunciado, com três funções relevantes: cognitiva, por guiarem o interlocutor no percurso interpretativo do texto; enunciativa, por remeterem ao próprio evento da enunciação; argumentativa, por apontarem a orientação argumentativa do texto. (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil