A redação e o tema
Por: Roberto R.
20 de Setembro de 2019

A redação e o tema

Como desenvolver a temática na redação do Enem sem tangenciá-la

Redação Como fazer uma boa redação Assuntos que mais caíram no ENEM Correção de redação Aulas De Reforço Ensino Médio

Caro candidato(a) à avaliação do Enem, mais precisamente na prova de Redação. Você deve estar preocupado, pois ela está chegando e a pergunta que o incomoda é: Estou preparado? Contudo a resposta de muitos, com certeza é – NÃO! Ou de outros pode ser - mais ou menos. Simples assim.

Saiba que tudo na vida depende de técnica e quando você a tem passa a dominar o seu objetivo, pois bem, a redação depende das técnicas e também de convenções das bancas examinadoras, você as conhece? Vou falar um pouco sobre elas.

As bancas de redação esperam do candidato, não mais que uma expectativa de resposta da proposta feita, logo abaixo depois dos textos motivadores em relação à temática contida na própria proposta, o que fazer? Simples, desde que saiba interpretá-la. Quer uma dica? Veja, observe a temática e a analise com profundidade, para isso poderá dividi-la em ideias, porque ela pode trazer um conjunto de situações para que você aborde o tema do geral para o específico, ou seja, a temática pode ser repartida em expressões com significados abrangentes, e que juntas se completam.

Após essa decodificação você poderá delimitar o tema, colocar limites, que são os assuntos que serão revelados pela sua análise. Logo, ao fazer isso, dificilmente ocorrerá fuga ou tangenciamento ao tema, porquanto estará abordando o tema de forma completa.

Claro, tudo isso depende também do seu nível de conhecimento sobre a temática e para isso somente muita com leitura e prática.

Fica a dica, caso queira saber mais detalhes, por favor, entre em contato, que terei prazer em ajudá-lo(a).

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil