Início, meio e fim do texto dissertativo
em 25 de Setembro de 2019
Em primeiro lugar devemos ter consciência de que tudo o que escrevemos depende do que sabemos. Em dissertação não dá para chutar ideias e explanar “achismos”, ou você sabe ou não sabe. A leitura é muito importante neste contexto.
Levando-se em conta que você domina o tema solicitado para a redação, o primeiro passo é delimitar o assunto do tema tratado. Delimitar significa fixar os limites, demarcar.
Por exemplo:
Tema: As cotas aos negros nas universidades criam mal estar na sociedade.
Dado o tema acima podemos delimitá-lo de várias maneiras, conforme o nosso conhecimento através das leituras.
Para a redação ficar objetiva é necessário que essa delimitação seja feita em três tempos: na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.
A introdução representa a proposição da tese a ser defendida e geralmente é iniciada por uma frase núcleo.
O desenvolvimento traz os argumentos de defesa da tese proposta na introdução. Os argumentos concentram grande poder de persuasão, se trabalhados juntamente com dados, enumerações, citações, pois reforçam e dão peso para as afirmações.
A conclusão é o fecho das ideias propostas e argumentadas e pode trazer uma crítica ou uma opinião sobre o assunto, mas sempre no sentido de mostrar uma solução para o problema apresentado. É a amarração final das ideias.
Ao elaborar uma dissertação é necessário ter em mente a tese clara, como a defenderá e qual objetivo deseja atingir no leitor.
Exemplo de delimitação:
Introdução
As cotas atendem ao negro e não ao pobre.
Devem ser estendidas a qualquer outra raça.
Essas cotas provocam desconforto racial na sociedade.