O plano das ideias na redação
Por: Roberto R.
23 de Setembro de 2019

O plano das ideias na redação

Como fazer o plano das ideias antes de iniciar o texto

Redação Como fazer uma boa redação Ensino Médio Vestibular Aulas De Reforço Correção de redação Assuntos que mais caíram no ENEM 1º parágrafo Apoio

Você vai escrever um roteiro de um filme, as cenas devem ter uma sequência lógica, em que as ações sejam encadeadas uma após a outra, numa gradação envolvente partindo para um clímax.

É necessário que o autor saiba trabalhar as emoções dos expectadores conduzindo-os através das ações dos personagens que por sua vez precisam ser cativantes. Mas nada disso valeria se também não existisse uma trama distribuindo todo o contexto da história.

Assim também acontece com qualquer texto a que você se propuser a redigir. Toda redação deve iniciar-se após as seguintes etapas:

Escolha do assunto;

Delimitação do assunto;

Estabelecimento do objetivo;

Elaboração de um plano de ideias.

Exemplo:

Assunto: Educação

A delimitação se fará através dos adjuntos adnominais e adjuntos adverbiais. Veja:

A educação brasileira no século XXI.

Adjunto adnominal: brasileira

Adjunto adverbial: no século XXI

“O objetivo do texto é analisar a educação brasileira no inicio do século XXI, comparando os métodos educacionais do passado com as novas tecnologias empregadas hoje e reforçar os avanços no ensino”.

A sequência do plano de ideias:

Enumerar os assuntos conforme vão surgindo fazendo e considerando os aspectos positivos e negativos da educação no Brasil, por exemplo.

Organizar as ideias elencadas e distribuir no plano gráfico que compreende as ideias da introdução, desenvolvimento e conclusão, consequentemente.

Elaborar o primeiro rascunho fazendo associações livres, sem preocupações gramaticais ou estilísticas. Depois desse trabalho feito, acrescentam-se ideias ou suprimem-se trechos, passa-se então para a transcrição e correção do texto.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil