Tópico frasal
Por: Roberto R.
25 de Setembro de 2019

Tópico frasal

Redação Correção de redação Assuntos que mais caíram no ENEM Como fazer uma boa redação Vestibular Aulas De Reforço Aulas Particulares Ensino Médio

O tópico frasal representa a ideia principal do parágrafo. Essa ideia provém de um esforço do pensamento em direção ao objetivo que o autor deseja atingir com sua redação. Geralmente se constitui de uma frase de efeito, pode ser ¹crítica, na qual existe uma síntese do tema. Deve estar contextualizada, pois faz parte da tese em que o autor irá desenvolver no parágrafo e defendê-la. O recomendado é que se acrescentem mais dois períodos para a defesa, ou seja, no primeiro período se introduz o tópico frasal; no segundo período a defesa da tese e o terceiro período para a conclusão, assim, o parágrafo é fechado, e ao iniciar o parágrafo seguinte, utilizam-se os conectivos de coesão para que haja progressão no texto, bem como a coerência.
Às vezes o tópico frasal pode representar todo o parágrafo, mas o mais indicado é que tenha uma frase ou duas no início, porque fica mais objetivo ao leitor.
Orientações:
1) Em relação ao tópico frasal e a introdução.
Tópico frasal é a oração que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um parágrafo.
O parágrafo da introdução é composto da apresentação do tema, introdução da tese através do tópico frasal (ideia central).
2) Onde devo colocar minha tese?
A tese é estruturada sempre no primeiro parágrafo, ela é sua opinião resumida às vezes em uma única oração, que passa ser o tópico frasal, a ideia central, que será defendida a partir do segundo parágrafo.
Observe:
Na redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Veja o esquema das fases da redação por sequência:
Tema- Assunto ou proposição de que se vai tratar num discurso.
Tese - Sua opinião, proposição que se apresenta para ser discutida /seu posicionamento.
Argumentos - Raciocínio de onde se tira uma conclusão.
Proposta de intervenção - propor soluções que sejam possíveis de serem executadas.

O tópico frasal, como já vimos, não precisa vir obrigatoriamente no início do parágrafo, mas o escritor inexperiente muito lucraria em assim fazer até adquirir maior desembaraço. Há autores (como Xavier Marques, por exemplo, nos seus excelentes Ensaios, Publicações da A. B. L., Rio, 1941, 2 vols.) que adotam esse critério quase que sistematicamente, o resultado é sempre um parágrafo uno, claro, coerente, objetivo, digno de imitar. Garcia, 2066 – Comunicação em Prosa Moderna)

¹ Entenda-se crítica como: Apreciação de uma obra literária, científica ou artística. Avaliação baseada apenas na razão, com um propósito final. Análise detalhada de qualquer fato. Faculdade de julgar. Ação ou efeito de depreciar ou censura. (Dicionário Michaelis).

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil