Dica em quadrinhos: a História de um conflito que ajudou a formar o tenentismo

História História do Brasil Brasil do Brasil Brasileira
Dica em quadrinhos: a História de um conflito que ajudou a formar o tenentismo
Rodrigo Araújo
em 04 de Dezembro de 2014

Olá!

 

Hoje venho aqui em minha primeira postagem oferecer uma dica para conhecer um pouco mais sobre o tenentismo.

O ilustrador e quadrinhista Eloar Guazzelli transformou em quadrinhos o primeiro capítulo do livro "A Coluna da Morte", escrito pelo tenente João Cabanas, que participou diretamente dos acontecimentos decorrido na cidade de São Paulo em 1924.

Episódio ímpar, mas pouco conhecido: naquele ano a cidade de São Paulo foi tomada por forças militares rebeldes que pretendiam dar um golpe de Estado com o objetivo de implementar o "verdadeiro" regime republicano. Colocavam-se em oposição às tropas legalistas do regime exclusivamente dominado por oligarquias, que vigorou no Brasil até 1930, quando veio ocorrer a chamava "Revolução de 30".

Na verdade os acontecimentos desta guerra ajudaram a formar a famosa coluna Prestes-Miguel Costa, que é parte componente do fenômeno tenentista. Tenentismo este que por sua vez colaborou diretamente no clima de agitação que levou ao golpe que terminou com a primeira república em 1930, colocando Getúlio Vargas no poder por longos 15 anos. O episódio relatado por Cabanas e ilustrado por Guazzelli é o primeiro e único momento onde uma cidade brasileira foi bombardeada por aviões em nossa história, que causou euforia e sofrimento a enormes contingentes da população paulistana. Estima-se que na ocasião cerca de 2/3 da população abandonou São Paulo por causa do conflito, que resultou em cerca de 500 mortes.

No site oficial da publicação consta a sinopse:

 

"O inédito São Paulo em guerra (1924) é uma adaptação para quadrinhos de A Coluna da Morte, livro em que o tenente João Cabanas relata sua participação nos combates da Revolução de 1924. Também chamado de Revolução Esquecida, o levante tenentista contra o Governo Federal foi um dos maiores conflitos bélicos ocorridos em São Paulo, deixando mais de quinhentos mortos, milhares de feridos, além de fábricas, casas e ruas destruídas por tiros, granadas e bombas aéreas. O ilustrador e quadrinista Eloar Guazzelli resgata a memória deste episódio ao transformar o primeiro capítulo do livro de Cabanas em uma aventura histórica em quadrinhos. Um posfácio do sociólogo José de Souza Martins completa a edição. "

 

Vale a pena conferir e descobrir aspectos pouco conhecidos da história do Brasil.

Entre no site do projeto e baixe gratuitamente a obra: www.projetodemaoemmao.com.br/livro-sao-paulo-guerra.asp

 

 

 

Niterói / RJ
Doutorado: História (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Olá! Seja Bem-Vindo. Sou Professor Rodrigo Araújo e estou aqui para resolver seu problema de ensino. Minha preocupação é com o aprendizado do aluno. Desta maneira minha busca é por atender às necessidades particulares de cada um deles. Para isso faço constantes atualizações e pesquisas em toda área de ciências humanas. Atualmente curso doutorado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mas já fiz mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação na U ...
História Geral, História do Brasil, História Antiga, Idade Média, Modernidade
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 83 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil