Da ficção historiográfica ao paulista
 como ‘raça superior’

História Moderna Antiga Política Superior
Da ficção historiográfica ao paulista
 como ‘raça superior’
Rodrigo Araújo
em 04 de Dezembro de 2014

Olá! Acabei de ler esta entrevista e não pude deixar de compartilhar com vocês.

Se trata de uma entrevista com Carlos Berriel, professor de literatura da Unicamp, onde fala sobre a construção do mito da superioridade racial paulista. Seus estudos tratam de um tema ondem confluem arte, política e história; mostrando como o projeto modernista é uma especificidade paulista, mas que tinha o objetivo de se tornar uma visão dominante sobre a arte e sobre o país.

Na sua obra "Tietê, Tejo, Sena: a obra de Paulo Prado" irá tratar de Paulo Prado, figura que é certamente a mais central do movimento modernista, principal animador e financiador da famosa "Semana de Arte Moderna" de 1922. Na entrevista, onde fala um pouco de sua obra, irá mostrar os pressupostos racistas de Prado e de como estes pressupostos funcionavam enquanto uma tentativa de justificar a dominação política e econômica da antiga elite oligárquica paulista sobre o restante do país.

 É muito interessante e vale a pena a leitura. Segue o link: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/569/cafe-pequeno

 

Niterói / RJ
Doutorado: História (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Olá! Seja Bem-Vindo. Sou Professor Rodrigo Araújo e estou aqui para resolver seu problema de ensino. Minha preocupação é com o aprendizado do aluno. Desta maneira minha busca é por atender às necessidades particulares de cada um deles. Para isso faço constantes atualizações e pesquisas em toda área de ciências humanas. Atualmente curso doutorado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mas já fiz mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação na U ...
História Geral, História do Brasil, História Antiga, Idade Média, Modernidade
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 84 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil