AS MELHORES DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM FILMES
Por: Roseli V.
18 de Janeiro de 2019

AS MELHORES DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM FILMES

UM GUIA COMPLETO PARA APARENDER INGLÊS COM FILMES

Inglês Conversação Gramática Básico Ensino Fundamental TOEFL Intermediário Ensino Médio Vestibular Todos os níveis Avançado Tradução Profissional Geral Adolescentes

Hoje vou deixar um guia completo para você aprender inglês com filmes.

 

Você sabe qual a maneira mais divertida de aprender inglês?  Se você acha que é com filmes, acertou. 

 

Para você que está cansado de ficar lendo livros em inglês,  aqui está uma alternativa melhor ainda para aprender e praticar o seu inglês.

 Você deve estar se perguntando..., aprender inglês com filmes é certo para mim?

Claro que sim! Aprender uma língua estrangeira já é difícil, e a cultura também já é diferente da sua. Então às vezes, você pode ter problemas para compreender o que os atores estão falando, ou o que eles estão fazendo na tela. Por isso, hoje eu quero compartilhar com você algumas dicas de como aprender inglês com filmes. Eles irão te ajudar a aprender novo vocabulário, mas ao mesmo tempo, curtir o  filme que você escolher para assistir.

 

Então vamos para as dicas!

 

Há três razões pelas quais aprender inglês com filmes funciona:

 

1 - Você vai aprender inglês de verdade, não através de textos, mas sendo aplicado na vida real.

Por exemplo: Em livros você já deve ter aprendido a falar eu entendi (I understood it), mas nos filmes você vai ouvir a expressão I got it, que tem o mesmo significado, mas de uma forma mais informal. Isso porque o inglês falado nos filmes é mais natural. E também mais próximo do inglês dos nativos do idioma. Por isso que se você falar com nativos, também vai funcionar muito bem.

2 - Você aprende o inglês no contexto:

Imagine que você goste de assistir a filmes criminais. A medida que você vai assistindo outros filmes do mesmo gênero, vai adquirindo um grande nível de vocabulário de palavras relacionadas ao crime. Mas sem precisar ficar consultando um dicionário. Já imaginou o quanto você poderá aprender? Pense nisso!

3 - Você escuta como as coisas são ditas:

Em inglês, as pessoas normalmente falam que 30% do que nós aprendemos é expressado pelas nossas palavras. Então e os outros 70%?

Bem, os outros todos são como se diz as palavras. Você sabe das coisas como suas expressões ( como um sorriso) e o seu tom de voz, quando você fica zangado ou com ar de tristeza.

Como você vê, o como é mais importante de que o quê, em inglês. Isto quer dizer que, saber o que as pessoas estão dizendo é muito importante, mas saber como elas estão dizendo é mais importante ainda.

 

Sete  dicas de como aprender inglês com filmes

 

1 - Primeiro escolha um filme que você acha interessante, pode até parecer óbvio, mas se você escolher um filme chato, você não vai gostar de aprender inglês dessa forma, pois vai se chatear, e se você ficar chateado, não vai conseguir prestar a atenção que deveria no filme.

 

2 - Escolha um filme de acordo com o seu nível de inglês. Para os iniciantes é melhor um filme animado. Isso porque esse gênero de filme é bacana e fácil de entender.

Por outro lado, se você tentar assistir algo do tipo Romeo e Julieta, você ficará bem consufo. Pois trata de uma linguagem bem antiga e difícil de se entender. Isso até para os de nível avançado.

 

3 - Esteja com um dicionário na hora de ver o filme. Hoje você consegue baixar um aplicativo e deixar no celular, já com a pronúncia para escutar. Deixe o filme com a legenda em inglês. Dessa forma, quando aparecer uma palavra que você não souber, poderá consultar em um dicionário. E porque  você teve que procurar no dicionário, da próxima vez que aparecer a mesma palavra, se lembrará dela mais fácil. Eu recomendo o Bravolol, pois esse já tem a tradução, com verção em inglês britânico e americano. E ainda funciona off line, mas só para a tradução.

 

4 - Repita as frases curtas. Ás vezes, você pode ouvir algo legal no filme, Por exemplo, uma expressão ou gíria:

For goodness’ sake! – Pelo amor de Deus! ou

As good as it gets -  Melhor impossível!

Expressões muito usadas em inglês. Se você gostar do jeito de falar, vai ser fácil para você  repetir. 

Depois de repetir as expressões alto, vai ser mais fácil para você se lembrar delas mais tarde. Esse é um excelente exercício para praticar inglês.

 


5 - Sem legenda. Sei que parece difícil assistir a um filme sem a legenda, mas eu realmente te recomendo isso. Depois de já ter assistido ao filme pela primeira vez, com a legenda, é hora de repetir o filme sem a legenda.  Quando você repete o filme, você já consegue entende-lo, e também vai ficar mais fácil para se dedicar mais nas conversas e seus sentidos, traduções e expressões do filme. Dessa vez, você pode tentar ouvir algumas palavras 
que você já ouviu, separadas. Você também pode tentar descobrir o quanto você entende do filme, sem dicionário, e sem a legenda.


6- Eu recomendo um aplicativo chamado VLC playerCom ele, você pode assistir filmes no seu computador ou até mesmo no seu smartphone. Basta fazer o download e é grátis.  Muitas pessoas usam esse aplicativo só para assistir filmes, mas pode ser usado diferente. Vou te explicar aqui como você pode usá-lo. 

Quando você faz o download de um filme online e você toca ele, você  consegue perceber o que  não entendeu inglês. VCL player permite você a voltar com o vídeo quando você quiser. Então, se tiver alguma parte do filme que você ainda não entendeu, você pode voltar de forma mais lenta, para tentar entender o que havia deixado de entender. Além de ser muito útil para praticar o seu listening.

 

 

7 - Se você perder alguma palavra, tudo bemMas lembre-se acima de tudo do que eu te falei no início das dicas. Assistir filmes deve ser divertido...então, se você perder qualquer palavra ou expressão do filme, ou até mesmo muitas frases, não esquenta! Continue treinando até aprender!

  

 

Agora que você já entendeu como aprender inglês com filmes, é hora de deixar aqui uns bons filmes para você aprender. Claro que são apenas sugestões! Fique à vontade para fazer comentários e dar sugestões para o próximo blog.

 

1 Finding Nemo

2- Star Wars

3- Titanic

4 - Harry Potter

5 - Pirates of  the Caribbean

6 - Terminator

7 - The Lord of the Rings

Espero que você aprenda seguindo as minhas dicas.  

Roseli N.S.Vasconcelos

Especialista em Gramática e Texto. 

Especialista em Tradução da Língua Inglesa.

 

Esse blog também está publicado no blog da Flex English. Segue o Link para você ver mais detalhes sobre esses filmes, inclusive com as imagens.

como aprender inglês com filmes

 

 

 

 

R$ 60 / h
Roseli V.
Contagem / MG
Roseli V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Interpretação de Texto em Inglês Inglês para Concurso Inglês Profissional
Especialização: Tradução em Lingua Inglesa (Universidade Estácio de Sá)
Método dinâmico, com foco na conversação. Mais de 15 anos de experiência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil