Entenda a filosofia política de Aristóteles em 5 pontos.
Por: Sthefan R.
02 de Abril de 2023

Entenda a filosofia política de Aristóteles em 5 pontos.

Filosofia a Distância Ensino Médio Enem Aulas Particulares Cursinho Geral Curso Superior

A filosofia política de Aristóteles é uma das mais importantes da história da filosofia. Assim, resumi em 5 pontos aspectos importantes de seu pensamento sobre esta área da humanidade:

 

  1. Natureza política do ser humano: Para Aristóteles, o ser humano é, por natureza, um animal político (zoon politikon), e a política é uma extensão natural da sociedade humana.

  2. Busca da felicidade (eudaimonía): Aristóteles acreditava que a busca pela felicidade é a finalidade última da política, e que o papel do Estado é criar as condições para que as pessoas possam alcançar a felicidade.

  3. Política como arte: Aristóteles via a política como uma arte, e acreditava que um bom governante deveria ter habilidade e conhecimento para governar de forma justa e eficaz.

  4. Importância da virtude: Aristóteles valorizava a virtude como um componente essencial da política, e acreditava que a virtude dos cidadãos é fundamental para o bom funcionamento da cidade.

  5. Democracia: Embora Aristóteles valorizasse a igualdade política e a participação dos cidadãos na governança, ele acreditava que a democracia tinha suas limitações e não era a forma de governo mais ideal.

Gostaram? Até a próxima.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil