Nietzsche leitor de Montaigne
Por: Sthefan R.
02 de Abril de 2023

Nietzsche leitor de Montaigne

Filosofia Ensino Médio Curso Superior Vestibular Enem

Michel de Montaigne, um dos principais filósofos franceses do século XVI, exerceu uma forte influência sobre Friedrich Nietzsche, filósofo alemão do século XIX. A leitura de Montaigne foi uma das principais fontes de inspiração para a filosofia nietzschiana, e podemos identificar vários pontos de contato entre as duas correntes de pensamento.

Uma das principais influências de Montaigne em Nietzsche foi a ideia de que a verdade é sempre relativa e depende da perspectiva do indivíduo. Montaigne desenvolveu essa ideia em seus "Ensaios", afirmando que a verdade é subjetiva e que cada pessoa deve buscar sua própria verdade. Nietzsche retoma essa ideia em suas obras, especialmente em "Além do Bem e do Mal" e "Genealogia da Moral", em que defende que a verdade é uma criação humana e que não existe uma verdade absoluta.

Outra influência importante de Montaigne em Nietzsche foi a ideia de que a vida deve ser vivida plenamente e sem remorsos. Montaigne defendia que a vida é curta e deve ser aproveitada ao máximo, e que não devemos nos preocupar com o que os outros pensam de nós. Nietzsche compartilha essa visão, afirmando que devemos buscar nossa própria felicidade e não nos preocupar com a opinião dos outros.

Além disso, Montaigne e Nietzsche compartilham uma crítica à moralidade cristã e à concepção de pecado. Montaigne defendia que o pecado é uma invenção da Igreja e que devemos buscar nossa própria felicidade, enquanto Nietzsche criticava a moralidade cristã por reprimir os instintos e negar a vida.

Em resumo, a influência de Montaigne em Nietzsche foi fundamental para o desenvolvimento de sua filosofia, especialmente em relação à ideia de verdade subjetiva, à valorização da vida plena e à crítica à moralidade cristã.

 

Gostaram? Até a próxima

R$ 40 / h
Sthefan R.
Rio Branco / AC
Sthefan R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia no Vestibular Filosofia no Ensino Médio Filosofia - Assuntos que mais caíram no Enem
Graduação: Licenciatura em Artes Visuais (Uniasselvi)
Estudante de medicina, filósofo e servidor público: mais de 15 anos estudando para oferecer o melhor que tenho a você! Do enem aos concursos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil