Energia Hidráulica X Energia Solar
em 27 de Abril de 2023
Já é constatado que os veículos elétricos são a grande aposta para um futuro mais sustentável, na área da mobilidade. Todavia, a fonte de energia que abastece os automóveis em questão ainda é um obstáculo a ser superado. Muitas nações utilizam majoritariamente fontes não renováveis de energia, o que diminui o impacto positivo dos carros elétricos no planeta. Apesar da principal fonte de energia brasileira, a energia hidrelétrica, ser renovável, ela é afetada por muitos parâmetros, deixando seus preços vulneráveis a grandes flutuações. Nesse contexto, a energia solar aparenta ser uma alternativa promissora, a inserção de painéis fotovoltaicos em carros elétricos é a combinação ideal para uma mobilidade mais verde.
Um veículo solar é um veículo elétrico movido totalmente ou parcialmente por energia solar direta. As células fotovoltaicas convertem a energia do sol em eletricidade, utilizada para alimentar o motor, sistemas de comunicação ou controle e outras funções auxiliares.
Os primeiros veículos com painéis solares acoplados surgiram na década de 1980, entretanto a tecnologia disponível na época tornava-os economicamente inviáveis. A partir de 2010, o paradigma de custo-benefício mudou substancialmente com o lançamento de carros que utilizavam painéis fotovoltaicos voltados à climatização, como é o caso do Fisker Karma e o Toyota Prius. A versão Plug-in Hybrid Vehicle (PHV) do Toyota Prius de 2019 possui uma versão com um painel solar acoplado, o qual transforma até 5 vezes mais energia e possui autonomia 7 vezes superior em comparação com o modelo anterior da marca.
A Hyundai também entrou para o mercado de híbridos com adição de um módulo fotovoltaico, com o Sonata 2020. O painel tem uma eficiência de 22,8% e é utilizado pelas baterias para alimentar o motor elétrico. Já em outro modelo da Hyundai, o SUV elétrico IONIQ, de 2021, o acoplamento dos painéis fotovoltaicos é opcional e a tecnologia empregada é similar ao modelo Sonata desenvolvido anteriormente.
A marca alemã Sono Motors desenvolveu o BEV Sion, previsto para lançamento no mercado ainda em 2023. O modelo traz a inovação da inserção dos painéis fotovoltaicos ao longo de toda a estrutura do veículo, diferentemente de modelos de outras marcas que tinham a opção de implementação somente no teto do automóvel. As células utilizadas no Sion possuem grande destaque, já que possuem revestimento polimérico ao invés do tradicional vidro, o que permite uma redução de até 50% do peso dos painéis e uma elevada resistência.
A startup Aptera apresentou em 2020 a terceira versão do Aptera EV. O veículo possui painéis fotovoltaicos cobrindo toda a face superior. Em condições climáticas ideais as células fornecem autonomia suficiente para que não haja necessidade de carregamento externo das baterias, ou seja, com capacidade de deslocamento totalmente autônoma.
A startup holandesa Lightyear desenvolveu o automóvel elétrico One com previsão de chegar ao mercado ainda em 2022. O veículo foi desenhado para reduzir expressivamente a necessidade de carregamento externo.
A integração entre VEs e sistemas fotovoltaicos torna-se cada vez mais viável, em decorrência do decréscimo dos custos dos painéis fotovoltaicos. Em virtude do grande volume gratuito de irradiação solar que a Terra recebe, é de se esperar que o mercado de veículos solares só se expanda.