Carros solares: Linha do tempo
em 26 de Abril de 2023
Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis, utilizadas nos setores comerciais, industriais e residenciais. Essa energia pode ser proveniente de fontes renováveis ou não renováveis. Exemplos de fontes não renováveis são: carvão, petróleo e gás natural. Já as fontes renováveis correspondem à energia hídrica, solar, eólica, biomassa, geotérmica e oceânica. No mundo, a maior parte da energia utilizada vem de fontes não renováveis, somente cerca de 14% é provinda de fontes renováveis. Entretanto, no Brasil, o consumo de energia por fontes renováveis é maior do que no resto do mundo.
Energia Hidráulica
A energia hídrica ou hidráulica é obtida pela força da movimentação da água corrente ou em desníveis, ou seja, através do aproveitamento do potencial gravitacional da água. Essa energia trata-se da principal fonte da matriz energética brasileira, representando cerca de 60%. Quando a energia hídrica é utilizada para gerar eletricidade ela se torna a energia hidrelétrica.
Vantagens da energia hídrica:
Desvantagens da energia hídrica:
Energia Solar
A energia solar é proveniente da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada do sol. Atualmente as duas principais formas de aproveitar a energia solar são: para a geração de energia elétrica, através dos painéis solares fotovoltaicos, e para aquecimento de água, por meio dos aquecedores solares. Os aquecedores solares captam a energia térmica do sol, e a transferem para o aquecimento de água e outros líquidos. Por outro lado, a energia fotovoltaica funciona por meio de placas solares, que transformam a luz do sol diretamente em eletricidade. Em relação à energia solar fotovoltaica, as partículas de energia da luz do sol, ou seja, os fótons, incidem sobre os painéis solares, gerando uma corrente elétrica, a qual é utilizada para fornecer energia para residências, empresas, indústrias...
Vantagens da energia solar:
Desvantagens da energia solar: