A dificuldade em escrever
Foto de Sara T.
Por: Sara T.
15 de Setembro de 2021

A dificuldade em escrever

Português Geral Leitura e Produção de Textos Interpretação de texto Escrita de textos Dificuldade em escrever

A dificuldade em escrever

 

Por quê,  temos essas dificuldades? 

Todas as vezes que inicio qualquer texto tais  perguntas vem à minha mente! Por que essa dificuldade e quando começou?

Infelizmente não temos consciência do início dessa dificuldade, até  termos contato com a escrita e notar o quanto é incômodo sentar, pensar e escrever. Levanto essa reflexão, pois ao ingressar na Universidade, eu tive consciência do quanto eu ficava incomodada com a ação de escrever. E cá para nós, os textos acadêmicos têm um grau de dificuldade, devido a sua estrutura para comprovar cientificamente as hipóteses. Mas,  se pensarmos nas redações  solicitadas nos vestibulares, a estrutura é muito semelhante, a diferença se destaque, na extensão do trabalho, do que em sua estrutura, perceba a semelhança e diferenças no quadro abaixo:

 

Fonte:majorris.comdigital

 

Perceba que os itens textuais são os mesmos, entretanto para um texto acadêmico se faz necessários mais pesquisas sobre o tema. Agora que estamos familiarizados com a semelhança entre os textos, devemos identificar a nossa dificuldade.

 

                  De forma geral somos ensinados, que toda Introdução  deverá apresentar de forma sintetizada qual será o assunto discutido; na seção de desenvolvimento, é dedicada para a construção da sua ideia, deverá conter fatos, demonstrar  duas perspectivas sobre os mesmo assuntos, sendo um ponto de vista favorável e outro desfavorável, citações sobre o assunto na perspectiva de outra pessoa e apresentação de hipóteses. Em  conclusão, nas redações do Enem é solicitado soluções para o tema proposto, enquanto nas universidades, os elementos pré-textuais e pós textuais são ensinados e a conclusão se faz  necessário a explicação  e justificativa da sua  hipótese. 

Os itens textuais, são trabalhados em todos os ciclos escolares de maneira separada, como por exemplo, palavras que definem o fechamento e abertura de um texto e conectores de ideias,  especialmente no nível médio, revemos o resumo de tudo o que foi estudando no ensino fundamental. E de acordo com o nosso desenvolvimento mental, pressupõe que estaremos aptos a fazermos a construção textual de forma fluída, objetiva e clara, portanto temos domínios na construção do texto com as estruturas acima, certo! Errado! Aqui, encontramos a nossa dificuldade, pois não temos o domínio e a compreensão para elaborar qualquer texto que nos são  solicitados. 

                             A escola como qualquer outra instituição tem suas regras e filosofias, e muitas vezes por mais que o corpo docente e pedagógico estão alinhados  com o mesmo propósito, fica inviável distribuir mais carga horárias para disciplinas x ou  temática y. A escola nos  apresenta conceitos, estrutura e exercícios para  assimilação da escrita. Após o término da aula e/ou encerramento do conteúdo, não colocamos em prática o ato de escrever, seja por desinteresse, tempo, preguiça  e outros fatores que interferem a não prática da escrita. Como consequência, esquecemos os conceitos e estruturas básicas ensinados pela escola,  assim, não construímos o auto aprendizado e não percebemos como é desenvolvido particularmente o processo de escrita. 

Outra agravante que justifica a dificuldade da escrita é o pouco repertório sobre o assunto e a falta de leitura sobre qualquer assunto. Nesse caso, as leituras“ aleatórias” nos ajudam a visualizar, como as pontuações, conjunções, a aplicação da estrutura e a construção da ideia  são aplicadas no  texto. Por falta de ambos repertórios, nosso cérebro não consegue processar informação de forma rápida e clara, para podermos escrever qualquer texto com segurança. 

O cérebro nos ajuda levando para a nossa consciência, memórias de determinados assuntos, que muitas vezes não tem relação com o tema x, gerando sensação de desespero e insegurança, várias perguntas começam a surgir, tais como “eu não sei o que escrever”, “por onde começar”, “como começar” e entre outras.

                            Portanto, finalizo essa reflexão com dica: ouvimos desde muito cedo, é necessário ler e escrever, ambos são complementares, um não existe sem o outro. E o mais legal ainda, hoje temos várias possibilidades de ter contato com a escrita e textos, como, por exemplo, legendar uma série, mesmo sendo brasileira. Faça esse teste, você estará aprendendo a ler e interpretar contextos e entonações e também assimilar  as grafias das palavras e o uso das pontuações. E acredite! A  prática leva a  perfeição, você irá absorver conhecimento sem dor e perceberá que estudar está muito além do método tradicional, dolorido e cansado que somos condicionados desde da infância. 
































 

Sara T.
Sara T.
Rondonópolis / MT
Responde em 1 dia
Identidade verificada
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 55
por hora
Graduação: Letras português (Universidade Federal Mato Grosso)
Sem a linguagem, o pensamento é uma nebulosa inexplorada !

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto