O TCC ASSUSTA!!!
em 11 de Outubro de 2021
A dificuldade em escrever
Por quê, temos essas dificuldades?
Todas as vezes que inicio qualquer texto tais perguntas vem à minha mente! Por que essa dificuldade e quando começou?
Infelizmente não temos consciência do início dessa dificuldade, até termos contato com a escrita e notar o quanto é incômodo sentar, pensar e escrever. Levanto essa reflexão, pois ao ingressar na Universidade, eu tive consciência do quanto eu ficava incomodada com a ação de escrever. E cá para nós, os textos acadêmicos têm um grau de dificuldade, devido a sua estrutura para comprovar cientificamente as hipóteses. Mas, se pensarmos nas redações solicitadas nos vestibulares, a estrutura é muito semelhante, a diferença se destaque, na extensão do trabalho, do que em sua estrutura, perceba a semelhança e diferenças no quadro abaixo:
Fonte:majorris.comdigital
Perceba que os itens textuais são os mesmos, entretanto para um texto acadêmico se faz necessários mais pesquisas sobre o tema. Agora que estamos familiarizados com a semelhança entre os textos, devemos identificar a nossa dificuldade.
De forma geral somos ensinados, que toda Introdução deverá apresentar de forma sintetizada qual será o assunto discutido; na seção de desenvolvimento, é dedicada para a construção da sua ideia, deverá conter fatos, demonstrar duas perspectivas sobre os mesmo assuntos, sendo um ponto de vista favorável e outro desfavorável, citações sobre o assunto na perspectiva de outra pessoa e apresentação de hipóteses. Em conclusão, nas redações do Enem é solicitado soluções para o tema proposto, enquanto nas universidades, os elementos pré-textuais e pós textuais são ensinados e a conclusão se faz necessário a explicação e justificativa da sua hipótese.
Os itens textuais, são trabalhados em todos os ciclos escolares de maneira separada, como por exemplo, palavras que definem o fechamento e abertura de um texto e conectores de ideias, especialmente no nível médio, revemos o resumo de tudo o que foi estudando no ensino fundamental. E de acordo com o nosso desenvolvimento mental, pressupõe que estaremos aptos a fazermos a construção textual de forma fluída, objetiva e clara, portanto temos domínios na construção do texto com as estruturas acima, certo! Errado! Aqui, encontramos a nossa dificuldade, pois não temos o domínio e a compreensão para elaborar qualquer texto que nos são solicitados.
A escola como qualquer outra instituição tem suas regras e filosofias, e muitas vezes por mais que o corpo docente e pedagógico estão alinhados com o mesmo propósito, fica inviável distribuir mais carga horárias para disciplinas x ou temática y. A escola nos apresenta conceitos, estrutura e exercícios para assimilação da escrita. Após o término da aula e/ou encerramento do conteúdo, não colocamos em prática o ato de escrever, seja por desinteresse, tempo, preguiça e outros fatores que interferem a não prática da escrita. Como consequência, esquecemos os conceitos e estruturas básicas ensinados pela escola, assim, não construímos o auto aprendizado e não percebemos como é desenvolvido particularmente o processo de escrita.
Outra agravante que justifica a dificuldade da escrita é o pouco repertório sobre o assunto e a falta de leitura sobre qualquer assunto. Nesse caso, as leituras“ aleatórias” nos ajudam a visualizar, como as pontuações, conjunções, a aplicação da estrutura e a construção da ideia são aplicadas no texto. Por falta de ambos repertórios, nosso cérebro não consegue processar informação de forma rápida e clara, para podermos escrever qualquer texto com segurança.
O cérebro nos ajuda levando para a nossa consciência, memórias de determinados assuntos, que muitas vezes não tem relação com o tema x, gerando sensação de desespero e insegurança, várias perguntas começam a surgir, tais como “eu não sei o que escrever”, “por onde começar”, “como começar” e entre outras.
Portanto, finalizo essa reflexão com dica: ouvimos desde muito cedo, é necessário ler e escrever, ambos são complementares, um não existe sem o outro. E o mais legal ainda, hoje temos várias possibilidades de ter contato com a escrita e textos, como, por exemplo, legendar uma série, mesmo sendo brasileira. Faça esse teste, você estará aprendendo a ler e interpretar contextos e entonações e também assimilar as grafias das palavras e o uso das pontuações. E acredite! A prática leva a perfeição, você irá absorver conhecimento sem dor e perceberá que estudar está muito além do método tradicional, dolorido e cansado que somos condicionados desde da infância.