Currículo de Leitura
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Por: Sarah N.
09 de Janeiro de 2023

Currículo de Leitura

Uma introdução ao tema Currículo de Leitura nas Unidades Escolares

Pedagogia Ensino Fundamental Leitura Geral literatura graduação

O que é um Currículo de Leitura? 

É um documento que define quais as aprendizagens essenciais, em leitura literária, que todos os estudantes do âmbito* que será constituído. Por exemplo, pode-se produzir um Currículo de Leitura para uma determina Unidade Escolar, considerando de onde os estudantes iniciarão (exemplo: na educação, com "X" objetivos) e como se deseja que estejam ao final do Ensino fundamental ou Médio (quais objetivos os estudantes alcançarão ao longo do tempo).  

*Pode ser o currículo de um ano/série (1° ano do ensino fundamental), de um ciclo (ciclo de alfabetização), de uma Unidade (a escola inteira), de um município (o mesmo Currículo para toda uma Cidade) e assim por diante.  

 

Para que serve um Currículo de Leitura? 

Já sabemos sobre a importância da leitura deleite e, segundo Rosa (2017), “a obra literária não tem a tarefa de informar, embora possa fazer isso, não tem a tarefa de educar, apesar de poder. Tem compromisso com a emoção, a imaginação e a estética”. Esse compromisso confere à literatura seu caráter libertário e torna Isso vai além das questões de ensino e pedagógicas em prol da construção de Conhecimento e experiência não são apenas conscientes, mas também Inconsciente, porque atua no subconsciente do leitor, dando-lhe poder Semelhante a casa ou escola. Assim, a literatura transmite uma Indiretamente transformado em conhecimento aprendido e O inconsciente satisfaz a complexidade e a sociedade em que você vive. 

O objetivo primordial que a Escola tenha um Currículo Literário ou Currículo de  leitura é ter controle e nitidez sobre o que se quer que estudante saiba ao final de sua trajetória na Unidade Escolar. Então, se o estudante ingressa na Unidade na educação Infantil e concluirá no Ensino Médio, o que eu quero que esse indivíduo se aproprie? Quero que a/o/x estudante tenha compartimentos leitores? Almejo que conheça os escritores clássicos? Que reconheça autores pelas características de suas obras?  

É necessário ter um documento que retrate as concepções de leitura que a Escola adota,  que embase as escolas de livros que os estudantes terão contato e que mostre quais os saberes essenciais que todos os estudantes terão direito e acesso.  

 

O que devemos considerar ao planejar um Currículo de Leitura?  

  • Saber qual a concepção de leitura que a Escola possui; 
  • Quais o percurso de leitura (que podemos ofertar) ao longo dos anos; 
  • O que queremos proporcionar aos estudantes ao longo do período que permanecem na escola; 

Para a elaboração de um Currículo de leitura devemos considerar 3 eixos:  

DIVERSIDADE CONTINUIDADE PROGRESSÃO
  • A diversidade na escolha das obras, bem como a diversidade nas linguagens, gêneros, etc. é essencial para que os estudantes tenham acesso às diferenças e diferentes visões. 
  • Considerar que devemos elaborar percursos literários (Sequências de leitura) e não leituras independentes, pois a continuidade é importante para destacar a intenção. Por exemplo, montar um percurso onde leremos 4 livros com mulheres protagonistas e, no diálogo sobre o que foi lido, podemos fazer comparações entre tema / autor / ilustração / época / entre outros. 
  • A progressão é essencial para não lermos um livro que é destinado à educação infantil para o 5° ano, por exemplo. Quando não temos um Currículo literário vemos isso acontecer com frequência. Para trazer fluidez à progressão nas escolhas dos livros, podemos ter que um dos objetivos do Currículo que está sendo escrito  

BÔNUS

Quais comportamentos leitores quero que meus estudantes desenvolvam? 

  • Estabelecer critérios para escolher um livro: tal autor / tal gênero / gosta de livro ilustrado. Que o estudante tenha clareza e consiga definir quais os critérios que o faz escolher / gostar de um livro; 
  • Socializar: que os estudantes consigam compartilhar um trecho ou uma recomendação com outra pessoal (seguro do que está fazendo/falando); 
  • Consiga procurar / ir em busca de materiais de leitura livremente (sem o professor mandar); 
  • Se desafiar a novas leituras (que julgam difíceis); 
  • Queremos que o estudante consiga comentar sobre o que leu; 
  • Que, individualmente, o estudante tenha preferências leitoras (o que mais gosta de ler); 

Sarah Naranjo

Referências Bibliográficas 

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo, Humanitas, 1972.  

______. Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades, 2002.  

Lerner, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Artmed Editora, 2018. 

ROSA, Cristina M. Alfabetização Literária: bebês, leitores e livros fascinantes. In: ALBUQUERQUE, Simone; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana. Para pensar a formação docente na educação infantil. (Aprovado e aguarda publicação)  

 

Sarah N.
Sarah N.
São Paulo / SP
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Especialização: Atendimento Educacional Especializado (Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FaUESP)))
Pedagogia - Alfabetização, Pedagogia, Pedagogia - Dificuldades de Aprendizagem
Professora de crianças, jovens e adultos. Pós-graduada, com 15 anos de experiência em sala de aula, aulas particulares e formação de professores.

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