Rede de Significados
Por: Sarah N.
10 de Janeiro de 2023

Rede de Significados

Metodologia encontrada nos Currículos do Município de São Paulo

Pedagogia 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Fundamental Ensino Fundamental Didática Educação fundamental II 6° ano 7° ano 8° ano 9° ano Ensino Médio metodologia rede de significados Construtivismo

O que é rede de Significados?

Rede de Significados é uma metodologia dentro da construção de um Currículo.

No caso, o Currículo da Prefeitura Municipal de São Paulo (Denominado Currículo da Cidade) tem como uma de suas bases a Rede de Significados, ou seja, os temas/conteúdos (Objetivo de Aaprendizagem e Desevolvimento) propostos no Currículo da Cidade se relacionam, de maneira que não sejam trabalhados de forma isolada ou descontextualizada.

"Relacionar" é o verbo que dita a concepção de ensinar através de Rede de Significados. "Num mesmo ano de escolaridade, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) apresentam um encadeamento para que a compreensão de um determinado conceito decorra de uma Rede de Significados proporciona por esses encadeamento (Currículo da Cidade, p. 59).

 

Mapa Conceitual sobre Rede de Significados

 

Pressupostos do Modelo (São Paulo, 2019)

1. Compreender é apreender o significado;

2. Apreender o significado de um objeto (ou aocntecimento) é vê-lo em suas relações com outros objetos (ou acontecimentos);

3. Os significados se constituem feixes de relação;

4. As relaçoes entretecem-se, artigulam-se em teias e em permanente estado de atualização;

5. Em ambos os níveis (social e individual) a ideia de conhecer asssemelha-se à ideia de enredar. (Machado, 2002, p .18)

 

Ao Planejar, o professor organiza  um percurso sobre essa teia (rede de significados), ordenando os passos, encadeando significações.

 

Referências Bibliográficas

MACHADO, N. J. (1994). Epistemologia e didática: a alegoria como norma e o conhecimento como rede. Tese de Livre Docência, Faculdade de Educação. São Paulo, USP, p. 200.

______. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a práti-ca docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

______. A Universidade e a organização do conhecimento: a rede, o tácito, a dádiva. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, 2001. Disponível em<https://www.scielo.br/j/ea/a/h6JjwZWqn6GZWKrNf55pvWR/?lang=pt>. Acesso em: 10 jan. 2023. 

PIRES, C. M. C. Transformando a prática das aulas de matemática: textos preliminares. São Paulo: PROEM, 2001.

______.  Educação, projetos e valores. São Paulo. Escrituras: 2002.

______. Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro, São Paulo, ano 21, n. 29, p. 13-42, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2912/291221870003/> Acesso em: 7 nov. 2017.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. O ensino de matemática em questão : apontamentos para discussão e
implementação do Currículo da Cidade – São Paulo : SME / COPED, 2019, p. 58.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: componnete curricular: matemática – São Paulo : SME / COPED, 2019.

 

R$ 50 / h
Sarah N.
São Paulo / SP
Sarah N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia para o 1º Ano Pedagogia - Dúvida Pedagogia - Aulas de reforço
Especialização: Atendimento Educacional Especializado (Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FaUESP)))
Professora de crianças, jovens e adultos. Pós-graduada, com 15 anos de experiência em sala de aula, aulas particulares e formação de professores.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil