Rede de Significados

Ensino Fundamental Geral Ensino Médio metodologia Construtivismo

Metodologia encontrada nos Currículos do Município de São Paulo

O que é rede de Significados?

Rede de Significados é uma metodologia dentro da construção de um Currículo.

No caso, o Currículo da Prefeitura Municipal de São Paulo (Denominado Currículo da Cidade) tem como uma de suas bases a Rede de Significados, ou seja, os temas/conteúdos (Objetivo de Aaprendizagem e Desevolvimento) propostos no Currículo da Cidade se relacionam, de maneira que não sejam trabalhados de forma isolada ou descontextualizada.

"Relacionar" é o verbo que dita a concepção de ensinar através de Rede de Significados. "Num mesmo ano de escolaridade, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) apresentam um encadeamento para que a compreensão de um determinado conceito decorra de uma Rede de Significados proporciona por esses encadeamento (Currículo da Cidade, p. 59).

 

Mapa Conceitual sobre Rede de Significados

Encontre o professor particular perfeito

 

Pressupostos do Modelo (São Paulo, 2019)

1. Compreender é apreender o significado;

2. Apreender o significado de um objeto (ou aocntecimento) é vê-lo em suas relações com outros objetos (ou acontecimentos);

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

3. Os significados se constituem feixes de relação;

4. As relaçoes entretecem-se, artigulam-se em teias e em permanente estado de atualização;

5. Em ambos os níveis (social e individual) a ideia de conhecer asssemelha-se à ideia de enredar. (Machado, 2002, p .18)

 

Ao Planejar, o professor organiza  um percurso sobre essa teia (rede de significados), ordenando os passos, encadeando significações.

 

Referências Bibliográficas

MACHADO, N. J. (1994). Epistemologia e didática: a alegoria como norma e o conhecimento como rede. Tese de Livre Docência, Faculdade de Educação. São Paulo, USP, p. 200.

______. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a práti-ca docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

______. A Universidade e a organização do conhecimento: a rede, o tácito, a dádiva. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, 2001. Disponível em<https://www.scielo.br/j/ea/a/h6JjwZWqn6GZWKrNf55pvWR/?lang=pt>. Acesso em: 10 jan. 2023. 

PIRES, C. M. C. Transformando a prática das aulas de matemática: textos preliminares. São Paulo: PROEM, 2001.

______.  Educação, projetos e valores. São Paulo. Escrituras: 2002.

______. Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro, São Paulo, ano 21, n. 29, p. 13-42, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2912/291221870003/> Acesso em: 7 nov. 2017.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. O ensino de matemática em questão : apontamentos para discussão e
implementação do Currículo da Cidade – São Paulo : SME / COPED, 2019, p. 58.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: componnete curricular: matemática – São Paulo : SME / COPED, 2019.

 

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo